Inscrições abertas Curso Latino-americano de Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso

Diálogo Inter-Religioso: resistir à violência e promover a paz

De 07 a 23 de julho de 2020

INSCREVA-SE JÁ! 

APRESENTAÇÃO

Vivemos um período difícil de pouca escuta, acolhida e mesmo de incitação ao ódio entre pessoas e grupos, no campo individual, social, político e até mesmo religioso. Este sentimento de aversão àqueles e àquelas que pensam, vivem e se manifestam de forma distinta da cultura dominante branca, masculina e pretensamente cristã, é uma afronta à comum humanidade e fere a vida de muitas pessoas.  

A grande mídia promove, em suas diferentes formas de comunicação, um duelo de verdades e de muitas falsidades, em que perdem os mais fracos e vulneráveis. Há uma retórica bem articulada e tão convincente que faz a vítima sentir-se culpada da agressão que sofre. Os que tem em mãos o poder político e econômico financiam o discurso de ódio implícito nos meios de comunicação e, muitas vezes, com o apoio de muitas igrejas e religiões que se utilizam desse artifício para impor sua doutrina e discriminar e ofender grupos religiosos que diferem de sua crença e de seu modo de viver a espiritualidade. 

Diante desta ofensiva, os que sofrem a violência, a discriminação e a exclusão, bem como aqueles/as que apoiam o seu modo de viver a religião e a espiritualidade, sentem-se fragilizados e por vezes impotentes para restabelecer um clima que favoreça e estimule a livre manifestação e a enriquecedora coexistência da diversidade religiosa, dentro das garantias constitucionais. 

Tempos de violência, especialmente de violência institucional, patrocinada pelo Estado e por parte de algumas Igrejas, exigem estratégias de resistência para a sobrevivência da fé, da cultura e da religião de cada grupo. Há muitas iniciativas, nesse sentido, com articulação de diferentes comunidades, grupos religiosos e igrejas comprometidas em tecer redes de solidariedade, no respeito mútuo às diversas identidades religiosas e no esforço para organizar-se coletivamente na defesa da vida das pessoas e de seu modo de viver sua própria religião. Isto pressupõe ainda a luta conjunta por direitos humanos, pela paz entre os povos e pela garantia de convivência pacífica entre as pessoas de diferentes credos e culturas.  

O tema do Curso de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso de 2020 – Diálogo Inter-Religioso: resistir à violência e promover a paz oferece a possibilidade de reflexão sobre a situação e violência sobre as religiões e das iniciativas para superá-la, com aprofundamento teórico e estudo de documentos elaborados em lutas conjuntas pela defesa da vida. A reflexão vem acompanhada de contatos com iniciativas e práticas significativas das igrejas e religiões nesse âmbito. 

O curso oferece um espaço de rica convivência entre pessoas de diferentes igrejas e religiões, momentos de espiritualidade e festa, visita a comunidades religiosas e a iniciativas de resistência e luta em favor da paz.

O mesmo tema foi tratado em 2019, no âmbito das Igrejas cristãs e este é agora ampliado e completa o ciclo de dois anos. Sua ênfase será nas religiões de matriz africana e oriental, com recorte para aquelas com maior incidência de resistência e luta por direito à igualdade e liberdade religiosas. 

 

CONTEÚDOS / ASSESSORIA 

Panorama mundial das religiões: registros de resistência e luta pelo direito à vida

Pe. José Oscar Beozzo 

Introdução às tradições religiosas e à construção monoteísta: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo 

Haidi Jarshel

Religiões Indígenas: construção da vida de um povo

Benedito Prezia

Panorama histórico do Budismo e de suas ações em favor da justiça e da paz

Monja Heishin Gandra

Budismo Tibetano – uma cultura de paz 

Lama Daniel Calmanowitz

A violência social e religiosa contra as religiões de matriz africana e sua luta por respeito e igualdade

Prof. Ruy Póvoas

A violência contra os templos e pessoas que praticam a Umbanda e seu empenho contra a discriminação religiosa e social

Mãe Rita de Cassia 

As ações de solidariedade em favor das religiões que sofrem violência: possibilidades e desafios / Espiritualidade que fortalece a caminhada inter-religiosa

Sônia Gomes Mota

Metodologia, mistica e trabalho de corpo

Cecília Bernardete Franco

 

Valor

Inscrição e estudo (em dólares) U$ 250

Hospedagem e Alimentação U$ 200

Total (em dólares) U$ 450

Total (em reais ) R$ 1.845,00

O CESEEP dispõe de algumas bolsas de hospedagem e alimentação, para apoiar pessoas com dificuldades financeiras comprovadas. Os interessados em candidatar-se a uma bolsa devem justificar sua solicitação por e-mail: <ecumenismo@ceseep.org.br>.

É importante indicar qual a contribuição para os gastos do curso que será assumida pelo interessado ou pela igreja ou organismo que o envie.

INSCREVA-SE JÁ!

2020-02-24T17:52:22-03:00

Deixe um Comentário