https://ceseep.org.br/inscricoes-abertas-curso-latino-americano-para-militantes-cristaos-2/
Anúncio

O CESEEP

 HISTÓRIA

O CESEEP – Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular é um centro latino-americano e ecumênico de formação popular, fundado em 1982, com o objetivo de prestar serviços às lideranças de movimentos sociais e comunidades das diferentes Igrejas cristãs em seus trabalhos pastorais e de promoção humana. 

Sua sede é em São Paulo, mas seu âmbito de atuação estende-se a toda a América Latina e ao Caribe.

Foi idealizado por um grupo de bispos, pastores/as, biblistas e cientistas sociais. Inspirado na proposta de Educação Popular desenvolvida pelo educador Paulo Freire, o CESEEP, desde suas origens, colocou-se a serviço dos movimentos populares, das pastorais sociais e das comunidades e igrejas no acompanhamento de seus trabalhos.

O CESEEP criou vários programas de formação, através de Cursos específicos, com duração diferenciada, com o claro propósito de adequá-los às necessidades de seus interlocutores. Sua proposta metodológica toma em conta três dimensões: a ecumênica, a popular e a latino-americana e caribenha.

A mística que alimenta e direciona o agir do CESEEP é a do serviço aos movimentos populares e às igrejas cristãs, muitos deles realizados em mutirão. Anima-o também a mística do compromisso ecumênico, do diálogo e da cooperação com outras religiões e com as pessoas de boa vontade que se identificam com os propósitos do CESEEP ou reconhecem sua contribuição na busca do diálogo e do trabalho em conjunto.

O CESEEP é uma entidade declarada de Utilidade Pública Municipal, (Decreto n. 44.966 de 5 de julho de 2004), Estadual (Decreto n. 41.901 de 30 de junho de 1997), e Federal (Portaria n. 2.499 de 9 de setembro de 2004). Possui inscrição no Conselho Municipal de Assistência Social ­ COMAS/SP (Resolução COMAS Nº 172 DE 30/05/2006) e no Conselho Nacional de Assistência Social ­ CNAS (Resolução nº 217, de 04/12/2007, publicada no Diário Oficial da União, de 18/12/2007).

MISSÃO E OBJETIVO

O CESEEP oferece cursos de iniciação e de aprofundamento, tanto na área das pastorais como da militância cristã na sociedade.

Busca qualificar lideranças populares, dirigentes de comunidades e agentes de pastoral das igrejas cristãs.

Na América Latina e no Caribe, o CESEEP relaciona-se com extensa rede de Centros Ecumênicos, Centros de animação social que prestam serviços semelhantes no campo da formação e que se apóiam mutuamente, procurando enriquecer-se com a diversidade de culturas e experiências sociais que o continente Latino-americano e caribenho oferece.

 O CESEEP tem por objetivos a formação e capacitação bíblica, teológica, pastoral, social e pedagógica, de lideranças cristãs e sociais com responsabilidade de animação ou direção nos movimentos populares e eclesiais.

Os cursos tomam como ponto de partida as experiências dos participantes, oferecendo instrumentos teóricos e práticos para sua análise e para o estudo e interpretação da realidade latino-americana e caribenha, procurando identificar as formas mais adequadas de atuação nesta realidade.

Os cursos desenvolvem-se sempre num clima de diálogo ecumênico e inter-religioso entre as diferentes experiências, políticas, sociais, religiosas e culturais.

Comentários 1

  1. Es un excelente lugar de formación pastoral Con un verdadero sentido de ecumenismo Social comunitario y político 🙋🏻‍♂️ las personas que hemos tenido el privilegio de estudiar hay podemos decir que nuestra Vida sucede una Metanohia o un de Mentalidad de actuar de pensamiento y de actuar!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *