O CESEEP externa sua gratidão a Deus pela vida e toda a trajetória do Papa Francisco, ao mesmo tempo em que, tristes pela sua despedida, reafirma a certeza de que foi um apóstolo que pode, como Paulo, afirmar: “Combati o bom combate, guardei a minha fé” (2Tm 4,7-8).
A vida de Francisco: O Papa dos pobres e marginalizados – Dom Wilmar Santin
Um pouco de Francisco:
Trajetória do Papa Francisco o primeiro Papa latino-americano
Ele procurou tornar a igreja católica mais inclusiva com estilos de vida simples, pediu mais amor aos pobres além de pregar a respeito de proteção aos homossexuais. O Pontífice também defendeu o meio ambiente e proclamou a primeira Santa brasileira.
Jorge Mario Bergoglio nasceu em 1936 na Argentina e em 2013 passou a ser mundialmente conhecido por Francisco ao assumir o mais alto cargo da igreja católica.
O primeiro papa latino-americano subiu a chefia do Vaticano depois da Renúncia de Bento XVI como integrante da ordem dos Jesuítas.
O Pontífice tinha um estilo de vida simples e desapegado.
Francisco usava um crucifixo de latão em vez de ouro e morava na casa de hóspedes papal ou seja não usava os aposentos do Palácio apostólico como faziam os antecessores.
Ele ficou conhecido por declarações em defesa do meio ambiente sobre o papel da mulher na igreja e sobre os direitos religiosos da comunidade LGBT+.
Em 2023 o Pontífice autorizou que mulheres votassem pela primeira vez na história em um dos principais encontros da igreja católica: o sínodo dos bispos, onde os cardeais debatem e tomam decisões ideológicas de regimes internos.
No mesmo ano o Vaticano anunciou que passaria a permitir que padres concedessem bênçãos a casais homoafetivos.
O Papa também se posicionou contra as guerras pelo mundo e criticou a doutrina da descoberta que foi usada na era colonial para justificar as colonizações de países na África e nas Américas, assim como a escravização das pessoas nativas desses continentes.
Ressaltou a necessidade de se investigar casos de abuso e pedofilia dentro da igreja. Por meio de um decreto abriu um canal de denúncias para religiosos que foram sexualmente abusados por integrantes da instituição.
Em 2013 Francisco esteve no Brasil para a jornada mundial da Juventude no Rio de Janeiro. O Papa foi recepcionado com carinho pelo povo brasileiro, bebeu mate, abraçou fiéis, desceu do papamóvel, abençoou crianças, jovens e adultos com palavras de fé e coragem, mas também com discursos duros contra a desigualdade social pedindo mais amor aos pobres e mais respeito aos políticos e às instituições.
Também foi sob a benção de Francisco que a beata irmã Dulce foi canonizada em 2019. Santa Dulce dos pobres foi a primeira nascida no Brasil para receber o título da igreja católica.
“…com autoridade do nosso senhor Jesus Cristo fez declaramos Santa a beata Dulce Lopes Pontes. Invocamos o catálogo do Santos e estabelecemos que em toda a igreja ela seja devidamente honrada entre os santificados em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo.”
Fonte: Transcrição do programa Jornal da CBN, veiculado em [Data de hoje, 21 de abril de 2025] às 7h20.