https://ceseep.org.br/inscricoes-abertas-curso-latino-americano-para-militantes-cristaos-2/
Anúncio

CESEEP

História

O Centro  Ecumênico de Serviços à  Evangelização e Educação  Popular (CESEEP)  é um  centro  de formação ecumênico e popular, de alcance latino-americano e caribenho, com abertura para a participação de pessoas dos demais continentes.

Nasceu em 1982, por iniciativa de um grupo de bispos, pastores/as, teólogos/as, biblistas e cientistas sociais com o objetivo de oferecer formação a lideranças comunidade, de movimentos e pastorais sociais e às pessoas que trabalham  nas igrejas cristãs,  e para pessoas  das igrejas cristãs, abertas ao diálogo e  à cooperação com pessoas de outras crenças religiosas.

O curso inicial de formação pastoral e social deu origem a outros cursos, de maior ou menor  duração. Buscou-se responder a novas necessidades e desafios, com  conteúdos relevantes  para cada momento e contexto histórico em que se encontram os/as participantes dos cursos

A mística que alimenta o CESEEP é a do serviço, do compromisso ecumênico, do diálogo e da  cooperação com as outras religiões e com pessoas comprometidas com as pastorais e os movimentos sociais. Alimenta-o também a mística da fraternidade e da solidariedade para com pessoas e grupos que necessitam de seu apoio.

Em todos os cursos, está presente a Metodologia da Educação Popular, inspirada em Paulo Freire e atenta às questões de etnia e  gênero.

O que faz?

O CESEEP oferece cursos (presenciais e on-line) de aprofundamento teórico e prático, nas áreas bíblico-pastoral e social, para lideranças de comunidades e de movimentos sociais, bem como para militantes na área sindical e política.

Além dos cursos, o CESEEP apoia o trabalho de grupos pastorais e de movimentos socias, oferecendo assessoria teórico-metodológica, nas áreas bíblica, teológica, pastoral e sócio-política.

O CESEEP participa de uma rede de apoio mútuo e de troca de saberes com outros centros ecumênicos e com cursos similares ao Curso de Verão, que se realizam noutras cidades  e estados do Brasil. Esta Rede compartilha experiências, aprofunda temas de cunho teórico-metodológico e socializa materiais para a formação de base nas pastorais e nos movimentos sócias.

O CESEEP conta com um grupo de assessores/as na área das ciências sociais, das ciências da religião e, mais diretamente, no campo bíblico, teológico e pastoral. Busca aliar o rigor da análise e dos aportes  teóricos com o acompanhamento das práticas dos movimentos sociais e das pastorais sociais.

O CESEEP produz a cada ano livros para a Coleção Teologia Popular, com os conteúdos de todas as edições do Curso de Verão (Paulus Editora). Os mesmos conteúdos estão em DVD, produzidos pela rede Rua de Comunicação e disponíveis no YOUTUBEAcesse nossas Publicações.

O CESEEP é também o responsável jurídico da Coleção Teologia e Libertação (Editora Vozes de Petrópolis).

Comentários 4

  1. Maritza Lopez M. says:

    Gracias por la posibilidad de intercambiar saberes

  2. Tana Lukeba Canda says:

    Gostei imenso daquilo vi
    o Cesep tem uma boa visão e tem feito um bom trabalho.
    Eu sou de Angola, gostaria a vossa colaboração
    o meu email tanacanda@hotmail.com
    Obrigado pela atençao

  3. Estoy interesado en las ofertas de cursos del CESEEP. He sido invitado en varias ocaciones, por compromisos de trabajo y razones ajenas a mi voluntad no he podido asistir, algo que desearia en gran manera. Por favor, haganme saber como acceder a los cursos y si puedo recibir una carta de invitacion al respecto. Soy Lider y Maestro de la Comunodad Judia Mesianica “Casa de Restauracion’, en Cuba. Mis mejores deseos, abundancia de salud y prosperidad en todo. Shalom.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *