A coordenadora de cursos do CESEEP, Angelica Tostes, esteve presente no DARE Global Forum 2025, em Harare, Zimbábue, integrando o grupo de trabalho sobre Ecumenismo Transformador, do qual também faz parte como membro do comitê diretivo do Movimento de Ecumenismo Transformador. Durante o encontro, Angelica apresentou o trabalho “10 anos do Encontro Nacional de Juventudes e Espiritualidade Libertadora (ENJEL): Construção Popular para um Ecumenismo Transformador”.
O CESEEP tem sido parceiro do ENJEL desde sua primeira edição, contribuindo com sua metodologia de educação popular e formação ecumênica libertadora, fortalecendo o protagonismo juvenil e a articulação entre espiritualidade e compromisso social. Durante essa trajetória, o ENJEL se consolidou como um espaço de diálogo inter-religioso, resistência e organização popular, reunindo juventudes de diversas tradições religiosas e movimentos sociais comprometidos com a transformação da sociedade.
Angelica destacou que contar essa história é trazer à memória aquilo que nos dá esperança, como nos lembra a Bíblia. “Na América Latina, seguimos construindo teologias a partir da base – enfrentamos desafios e contradições, mas sempre encontramos formas criativas de continuar. É o que chamo de teologia da gambiarra: improvisação, criatividade e resistência enraizadas na vida do povo”, afirmou.
Agradecemos ao Council for World Mission (CWM) por reunir 130 teólogos e teólogas de diferentes partes do mundo no DARE Global Forum, sob o tema “Aftermath: Beyond Liberation.” Esse espaço de reflexão e troca fortalece nosso compromisso com um ecumenismo transformador, que une espiritualidade e justiça social, dialoga com as realidades dos povos e constrói alternativas para um mundo mais solidário e justo.
Seguimos acreditando na força das juventudes e na construção coletiva de um ecumenismo que nasce das realidades do povo e aponta caminhos para a libertação!