MANIFESTAÇÃO DE SOLIDARIEDADE
Ao final do retiro anual do clero da Diocese de Lins, realizado no Seminário Santo Antônio de Agudos SP, de 04 a 07 de julho de 2016, nós abaixo assinados (ver imagem), queremos manifestar nossa sentida solidariedade às famílias dos Guarani Kaiowa do tekoha Apyka’i em Dourados MS.
Exprimimos nossa indignação contra o violento despejo de que foram vítimas na manhã de ontem. Homens, mulheres e crianças foram jogados com seus poucos pertences à beira da estrada, debaixo de chuva e com frio de 10 graus. Suas terras na região, em processo de estudo para demarcação, foram invadidas e ocupadas por Usina de cana do Grupo Bumlai, que pediu e obteve do Juiz Federal de Dourados, a reintegração de posse da área do tekoha, seguida de despejo pela Polícia Federal, Polícia Militar e Polícia Rodoviária. A FUNAI, até agora acéfala, só foi notificada depois que a operação estava em curso.
Em carta assinada por mais de 700 indígenas, o Conselho do Aty Guasu – Grande Assembleia – Guarani e Kaiowa denunciou “a perseguição que sofremos do juiz Fabio Kaiut Nunes (…) que tem realizado uma verdadeira cruzada contra nosso povo, inclusive tem forçado a policia a cumprir ordem de despejo (…) mesmo quando a policia entende a ação como excessiva e não quer cumprir”, e sugere que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) “estude as decisões deste juiz e veja sua prática contra nosso povo”.
Apoiados na palavra e missão de Jesus que veio “para anunciar a Boa Nova aos pobres, para proclamar a libertação aos presos, aos cegos, a recuperação da vista; para dar liberdade aos oprimidos e proclamar um ano de graça da parte do Senhor” (Lc 4, 18-19), pedimos que o Supremo Tribunal Federal intervenha para garantir aos Guarani Kaiowa o direito constitucional à posse de suas terras tradicionais, fazendo cessar a diuturna violência de que são vítimas por parte de fazendeiros e usinas de cana de Dourados, com a conivência da própria justiça local.
Agudos, 07 de julho de 2016
Essa manifestação se destina:
Famílias do Tekoha Apyka’i – Dourados MS
Dr. Ricardo Lewandowski – Ministro presidente do STF
Dr. Alexandre de Moraes – Ministro da Justiça
Dr. Fábio Kaiut Nunes – Juiz Federal de Dourados
Fundação Nacional do Índio – FUNAI