A cantora e educadora popular colombiana Cecília Silva presenteou a todxs do Curso de Verão Online Arte e Educação Popular/2021, com sua voz e, especialmente, com sua reflexão sobre a música popular como expressão identitária da resistência na América Latina e no Caribe.
Com o tema Arte e vida: resistência na América Latina e no Caribe, o curso 2021 se completa a cada contribuição da assessoria e debate com o grupo de cursistas.
Cecília trouxe, inicialmente, a reflexão sobre Arte e violência, apresentando contexto sócio-histórico da Colômbia, estendida a toda América Latina e Caribe. Depois falou sobre o papel da arte desde a resistência e trouxe exemplo de uma experiência de trabalho dela com o grupo Tambores de Cabido.
Os grupos conversaram sobre as questões por ela apresentadas: 1. Você acha que a arte deve expressar ou exercer uma função critica? 2. Você considera que o artista deve desempenhar um labor social.
Com rica reflexão e debate nos grupos, Cecília concluiu o tema e terminou o encontro com música. Dona de uma voz forte e sensível ao mesmo tempo, com escolha de repertório de resistência, mas também de alento e esperança, cantou três músicas com jovens membros do grupo do projeto musical onde atua.
Gratidão pela música e pelo compromisso com a formação de crianças e de jovens, pela música!
LA MÚSICA POPULAR COMO EXPRESIÓN IDENTITÁRIA DE RESISTENCIA EN AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE
La cantante y educadora popular colombiana Cecilia Silva regaló a todxs del Curso de Verano Online Arte y Educación Popular/2021, con su voz y, especialmente, con su reflexión sobre la música popular como expresión identitaria de resistencia en América Latina y en el Caribe.
Con el tema Arte y vida: resistencia en América Latina y el Caribe, el curso 2021 se basa en cada aporte dela asesoría y debate con el grupo de cursistas.
Cecilia inicialmente trajo la reflexión sobre el arte y la violencia, presentando un contexto socio-histórico de Colombia, extendido a toda América Latina y el Caribe. Luego habló sobre el papel del arte desde la resistencia y trajo un ejemplo de su experiencia laboral con el grupo Tambores del Cabido.
Los grupos hablaron sobre las preguntas que ella presentó: 1. ¿Crees que el arte debe expresar o realizar una función crítica? 2. Consideras que el artista debe realizar una labor social?
Con una rica reflexión y debate en los grupos, Cecilia concluyó el tema y finalizó el encuentro con música. Dueña de una voz fuerte y, al mismo tiempo, sensible y con elección de repertorio de resistencia, pero también de aliento y esperanza, cantó tres canciones con jóvenes integrantes del proyecto musical donde actua.
¡Gratitud por la música y compromiso con la formación de niños y jóvenes por la música!