Acontecerá de 28 de Junho a 13 de Julho o Curso de Ecumenismo 2016. Com o tema CASA COMUM: NOSSA RESPONSABILIDADE e o lema, Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca (Am 5.24), o curso estará em sintonia com a Campanha da Fraternidade Ecumênica promovida pelas Igrejas do CONIC, em parceria com outros organismos ecumênicos.
O Curso propõe uma reflexão a respeito da contribuição das Igrejas cristãs para a construção e preservação da casa comum. A programação pretende lançar dois olhares: sobre a trajetória histórica das Igrejas cristãs e sua caminhada ecumênica e sobre suas iniciativas em relação ao cuidado com a nossa casa comum.
O planeta terra é a casa comum de todas as espécies: seres humanos, animais e plantas. Com a natureza, constituímos uma unidade de vida que precisa ser preservada, cuidada e nutrida. Aqui existimos junto com os demais seres, para responder ao chamado de perpetuarmos a vida com plenitude e com dignidade.
O grande desafio é tornar este planeta nossa casa comum, morada amigável de todos os seres. Essa casa é uma grande rede da vida, onde cada ser, dos menores aos maiores, é importante para possibilitar que a vida triunfe em meio às diversas contradições presentes na própria natureza.
A tradição cristã, assim como a das demais religiões é portadora de valores, símbolos, ritos, orientações éticas e modos de vida que ecoam as respostas que nós seres humanos damos àquele chamado. Somos corresponsáveis pela vida de todos os outros seres. Temos a grande tarefa de participar da ação criadora no mundo: somos co-criadores do planeta terra, mas também seus potenciais destruidores. Hoje, depois de acelerada agressão ao planeta, poluição das águas, da terra e do ar e destruição da biodiversidade, somos convocados a restabelecer uma convivência respeitosa e harmoniosa com todos os seres e assegurar a sua sustentabilidade.
CONFIRA OS CONTEÚDO E ASSESSORES
- História do movimento ecumênico e sua preocupação com a casa comum – Pe. Dr. José Oscar Beozzo
- Igreja Católica e a construção da casa comum. A encíclicaLaudato si’ – Prof. Wagner Lopes Sanchez
- História das Antigas Igrejas Orientais e Ortodoxas e o empenho do Patriarca Ecumênico Bartolomeu em relação ao meio ambiente – Pe. Dimitrios V. Attarian
- O protestantismo nos 500 anos da Reforma e sua contribuição em prol da “integridade da criação” – Pr. Lauri E. Wirth
- O Pentecostalismo no Brasil e na América Latina e sua preocupação com a crise ambiental – Pr. Gedeão Freire de Alencar
- O papel do CONIC na caminhada ecumênica do Brasil e a 4ª. Campanha da Fraternidade Ecumênica: Casa comum: nossa responsabilidade – Pa. Romi Márcia Bencke.
- Espiritualidade no cotidiano e o eco-feminismo na construção da casa comum – Ivone Gebara
- Projetos de ação depois do curso e elaboração de síntese pessoal – Cecília Bernadete Franco
- O corpo, parte integrante do ser religioso – Cecília Bernardete Franco