Superando as mazelas do nosso tempo
O 38° Curso de Verão, teve início no dia 07 de janeiro, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com a animação da equipe de mística, que acolheu o mutirão e recordou a importância do cuidado, fazendo referência ao tema deste ano, que é “Semear o Bem-viver: Caminhos para o Cuidado da Saúde Mental”.
Em seguida, foi feita a abertura oficial do Curso de Verão 2025, onde o Pe. José Oscar Beozzo convidou algumas pessoas para comporem a mesa, dentre elas o reitor da PUC-SP, o professor Vidal Serrano Nunes Junior, que enfatizou a importância do Curso de Verão ser nessa universidade.
Abrindo a assessoria do primeiro dia, houve a abordagem do tema com o dr. Adalberto Barreto. Doutor em psiquiatria e antropologia, também professor emérito da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará.
Dr. Barreto alia saberes científicos e populares para promover o cuidado e a transformação social. Sua atuação é marcada pela busca por soluções inovadoras para os desafios da saúde mental. Sempre com um olhar humanizado e comprometido com a justiça social e o bem-estar coletivo.
Seguindo sua abordagem, ele ressaltou que o brasileiro está no limite de sua tolerância. Sua saúde mental está abalada pela ruptura dos vínculos afetivos e de sangue, delimitada por intrigas, fakenews, distorções da realidade e polarização assassinas.
Ele sugeriu algumas pistas para um autocuidado:
– O segredo da vida no universo é trocar energia. Onde não há troca de energia, há morte física, relacional, espiritual e afetiva.
– Saúde holística é deixar a energia circular: o que sei, ensino, o que produzo partilho.
– A essência do ser é a reciprocidade.
– O egoísmo é tão nocivo, quanto a devoção excessiva.
Finalizando a tarde, ele concluiu: “as mudanças que queremos fora, começam dentro de cada um de nós”.
Texto: Keila Roberts
Fotos: Jonas Tadeu A. Pinto
Equipe de Comunicação CV2025