RESISTÊNCIA DEMOCRÁTICA FRENTE À IRRUPÇÃO DO FASCISMO
01 a 20 de maio de 2023 (presencial)
Apresentação
Nunca foi tão urgente e necessária a mobilização para se estudar sobre o avanço do fascismo e os riscos para a democracia. Muito já se escreveu sobre a democracia e suas crises que causam instabilidade em governos democráticos, com apelo da ordem econômica mundial, com guerras ideológicas explícitas que buscam favorecer os interesses de poder de grupos que exploram as riquezas nacionais, via operações financeiras transnacionais e pelo extrativismo ambiental que desmata e devasta o meio ambiente.
A ideia do fascismo não se perdeu ao longo da história. Como afirma Florestan Fernandes, ele persiste como uma força política organizada que, de tempos em tempos toma força, corpo e se estrutura em bases de grupos sociais estabelecidos. De modo geral, em regimentos que já detém algum tipo de poder econômico ou político e que diante de alguma ameaça real ou fictícia para se erguer e se manterem ao poder.
No caso da América Latina e Caribe, nos últimos quase vinte anos, a presença da esquerda no poder, trouxe visibilidade aos povos originários e quilombolas e políticas compensatórias aos empobrecidos e vulnerabilizados socialmente. Essas medidas, provocam reações a grupos que detém o poder econômico, pois se veem ameaçados com a possibilidade de “distribuição de renda” e luta pelo fim da desigualdade econômica astronômica.
Diante de possibilidade de mudanças sociais em favor do povo, cria-se estratégias de medo, inclusive em nome de Deus, para colocar o povo contra aqueles que o defendem e lutam por sua autonomia e liberdade. Nesses cenários, surgem “salvadores ou mitos” que apregoam o nacionalismo e a defesa “da ordem, da família e da pátria”. Assim, irrompe-se uma campanha de grupos políticos e econômicos de direita, promovidos por países do norte, com apoio e financiamento a grupos extremistas, com manipulação visível da fé, apoio de armamento da população e gerando clima de ódio, que coloca em risco a vida dos mais pobres e da jovem democracia do continente. As estratégias são similares em todos os países afetados: crescimento de representantes de extrema direita no poder legislativo, revogação de leis contrárias aos interesses hegemônicos dos grupos dominantes já existentes, além de todo um aparato tecnológico para difusão de Fake News, que contamina a população e que a faz colocar-se, inclusive, a favor de discursos de exclusão e morte que se volta contra si mesmo.
No entanto, há resistências e lutas que trazem esperança de construção de uma sociedade democrática que priorize a vida das pessoas, com justiça social. É preciso fortalecer essas lutas e promover a esperança de quem sobre as consequências diretas da extrema direita, com conhecimento teórico-prático e articulação em níveis regionais e continentais contra o avanço do fascismo e em favor da VIDA para todas as pessoas.
O curso Latino Americano para Militantes Cristãos oferece a possibilidade de aprofundamento sobre este tema, com metodologia que promove a partilha de saberes, de experiências e de culturas entre participantes, assessoria e coordenação, com visitas a projetos que marcam o seu tempo na história com luta e resistência cotidianas contra a pobreza, a violência e a morte.
Depois de três anos de isolamento social, imposto pela COVID-19, o curso volta a ser realizado no formato presencial, com retorno da alegria do convívio das pessoas na Casa Comunitária, com os protocolos de segurança e possibilidade de vivência entre pessoas de diferentes religiões e culturas.
Para quem não puder estar neste ano, presencialmente, será oferecida a possibilidade de acompanhar, via online, alguns dos temas do curso, envolvendo, especialmente, as comunidades e movimentos de quem está presente no curso.
Contamos com sua presença para viver conosco este momento e espaço importantes de formação ecumênica e popular!
Contatos: E-mail: militantes@ceseep.org.br / ceseep@ceseep.org.br
(0xx11) 3105-1680 / (+55 11 91315-6985 WhatsApp)
Valores: R$ 3.080,00 (Brasil) ou 616,00 dólares (demais países)
Forma de pagamento: depósito / transferência em conta corrente do CESEEP ou cartão de crédito (à vista ou parcelado, com acréscimos da financiadora).
Conta bancária para depósito/transferência:
Banco Itaú S/A / Agência 0251 / CC 34.307-5 / CNPJ 52.027.398/0001-53
PIX: Chave CNPJ= 52.027.398/0001-53
TEMAS E ASSESSORES
1.Educação popular como caminho para a emancipação
Mariana Pasqual – CDHEP
2.Processo histórico e o perfil do fascismo na América Latina e no Caribe
José Oscar Beozzo – CESEEP
3.Análise política em um clima fascista –
Décio Passos – PUC-SP
4.Religião e mercado: fundamentos para um modelo sociocultural fascista
Allan Coelho – USF
5.Fundamentalismo religioso e a desconstrução da realidade democrática
João Luiz Moura -Secretária dos Direitos Humanos – DF
6.O fascismo e as consequências para as mulheres, raça, imigrante e LGBTQIAP
7.Fascismo nas periferias: cultura da violência e legitimação das ideais conservadoras.
Cláudia Luna – Advogada
8.Juventudes e as novas linguagens digitais: instrumento de alienação ou de libertação?
Thiesco Crisóstomo – Cebs – Juventude
9.Profetismo e esperança na bíblia: denúncia como grito de liberdade
Lídia Maria de Lima – Teóloga.
10.Insurgências para uma sociedade democrática: esperança para os movimentos sociais e políticos.
Roda de conversa: MTST, Levante da Juventude, Economia de Clara e Francisco.
11.Bem viver como resistência ao modelo socioeconômico e cultural contemporâneo
A partir das 19h30 – 21h00 (online)
Desejo muito participar do curso!