O curso não termina aqui… Ele continua na ação que cada participante desenvolverá em torno do tema Ética e participação popular na política a serviço do bem comum.
Esta fala foi recorrente na avaliação feita no último dia do curso, com a participação de 29 pessoas, sendo que todas, de alguma forma, são ligadas a questões políticas, em cargos executivo ou legislativo, na assessoria de parlamentares e/ou engajados em movimentos populares e pastorais sociais.
Mesmo com a proposta de ser um curso de âmbito nacional, o curso teve a participação de pessoas de Cuba e de Moçambique, as quais somaram-se ao grupo brasileiro em momentos fortes de debate e reflexão sobre a situação política dos países presentes.
Como parte do processo metodológico de construção coletiva de conhecimentos, a sistematização das aprendizagens deu origem à NOTA PÚBLICA CONJUNTA sobre o tema do curso. A nota traz considerações atual da (necro)política, faz denúncias sobre os feitos do (des)governo e assume compromissos com a mudança da realidade em que vivemos no Brasil e em muitos países da América Latina, Caribe e África.
Segue texto anexado e que pode ser baixado em formato PDF para divulgação em seus locais de atuação pastoral, social e política.
Gratidão a todas as pessoas que estiveram na assessoria, bem como aos parceiros do Setorial inter-religioso do Partido dos Trabalhadores que, junto com o CESEEP, organizou e fez parte deste curso, com tema necessário, urgente e importante para a militância pastoral, social e política, especialmente às vésperas do período de eleições no Brasil (2022).
Daqui pra frente, é a voz de cada um/a ressoando em seus locais de origem que dará continuidade ao curso!