* Salvador do Sul RS: 08/08/1934 ; + São Paulo SP: 04/07/2022
O Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular/CESEEP agradece e louva a Deus pela vida e fecundo ministério presbiteral e episcopal de Dom Cláudio Hummes.
Une-se ao pesar da Ordem dos Frades Menores Franciscanos, OFM, onde Dom Cláudio ingressou na sua juventude; à diocese de Santo André, onde serviu como bispo de 1975 a 1996; à Arquidiocese de Fortaleza, onde esteve como arcebispo de 1996 a 1998; à arquidiocese de São Paulo que o recebeu como seu arcebispo de 1998 a 2006 e à Congregação para o Clero em Roma, na qual atuou como Prefeito de 2006 a 2010, até tornar-se emérito.
Ao retornar ao Brasil, dedicou-se de corpo e alma à Amazônia, tornando-se presidente da Comissão Episcopal da CNBB para a Amazônia, desde 2011. Dedicou-se com afinco à preparação do Sínodo para a Amazônia (06 a 27 de outubro de 2019) e foi o seu relator.
Presidiu nas Catacumbas de Santa Domitila em Roma, na manhã do domingo, dia 20 de outubro a celebração eucarística em que foi assinado por cerca de 200 participantes do Sínodo, o Pacto das Catacumbas pela Casa Comum: Por uma Igreja com rosto amazônico, pobre e servidora, profética e samaritana.
Como Grão Chanceler da PUC-SP, continuou prestando todo seu apoio à realização do Curso de Verão do CESEEP nos locais da Universidade e no TUCA.
Gratidão também da Comissão de Estudos de História da Igreja na América Latina, CEHILA, que foi acolhida na sua Diocese de Santo André, de 15 a 17 de julho de 1986, para a realização de do seu XIII Simpósio Latino-americano dedicado ao estudo da trajetória da classe operária no continente latino-americano e no Caribe.
Acedeu prontamente ao convite do CESEEP e do Fórum de Participação da V Conferência de Aparecida para uma noite de debate sobre o Sínodo da Amazônia no salão do Colégio Arquidiocesano a 05 de junho de 2019. Em 2019 e em 2020 veio, a convite do CESEEP, discorrer sobre a preparação e depois sobre os resultados do Sínodo da Amazônia para o Encontro Latino-americano de Estudos – Curso dos Bispos.
É com profundo reconhecimento por sua atenção, apoio e amizade para com o CESEEP e seus trabalhos no campo da formação que nos despedimos de Dom Cláudio, na certeza de que de junto de Deus, seguirá velando por todos nós e por sua querida Amazônia.