O Curso Latino-americano de Pastoral e Relações de Gênero 2024 foi realizado de 1 a 15 de março, com o tema “Educar para a igualdade de classe, gênero e raça: desafio para as igrejas e religiões”
A cada curso, fazemos a sistematização das aprendizagens de acordo com o grupo presente e os respectivos registros. O formato do texto pode ser um manifesto, uma carta aberta e tantos outros. Neste ano, optamos por elaborar um texto coletivo, na forma de um caderno, trazendo a reflexão dos três grupos acerca o tema do curso 2024.
Nesta construção coletiva, consideramos o registro feito individualmente pelas/os participantes e o organizamos em quatro partes: 1. Conceitos sobre igualdade de classe, gênero e raça; 2. O que repudiamos em nossa sociedade em relação à igualdade de classe, gênero e raça; 3. Propostas para a construção de um currículo que eduque para a partilha e fraternidade e; 4. Compromisso em relação ao tema do curso, na volta ao local de origem. Ao final, a coordenação faz uma breve reflexão sobre o texto produzido pelas/os cursistas. No momento de finalização do texto, feito pelo grupo presencial, optou-se pela linguagem inclusiva. Será usado “todas” e “todos”, respeitando-se a trajetória de se incluir nos textos a diversidade de gênero.
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