“Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá” (Jo 11, 25)
É com grande pesar que recebemos, nessa manhã de 23 de agosto de 2025, a notícia do falecimento da Dra. Gilcéria de Oliveira, Ceres, para seus familiares e amigos.
Formada em direito pela Faculdade Direito do Largo São Francisco de São Paulo, Ceres foi voluntária do Centro Oscar Romero em Defesa dos Direitos Humanos. Prestou assistência jurídica a quantos ali procuravam socorro na defesa dos seus direitos ou ajuda em suas necessidades.
Militante em todas as grandes causas defendidas pela OAB, pela Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, pelos Centros de defesa dos direitos humanos, sabia ouvir e aconselhar quem precisasse de uma orientação e esclarecimento.
Expressamos profunda gratidão da parte da diretoria, equipe executiva e assembleia de associados do Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular/CESEEP, por ter a Dra. Gilcéria assegurado competente assessoria e incondicional apoio, de maneira generosa e gratuita, em todos os seus pleitos jurídicos, desde sua fundação, em 1982.
A mesma gratidão lhe é devida pelo CEHILA-Brasil, o Centro de Estudos de História da Igreja na América Latina e no Caribe.
A pessoas perseguidas e encarceradas durante a ditadura militar prestou igualmente constante socorro com raro destemor e valentia, apoiada sempre por sua fé que se desdobrava em gestos de solidariedade e teimoso esperançar.
Deus lhe pague por tudo e por sua preciosa e fiel amizade.
A seus familiares e amigos/as nossos sentimentos e preces.
Pe. José Oscar Beozzo – Coordenador geral do CESEEP
Prof. Wagner Lopes Sanches – Presidente do CESEEP
São Paulo, 23 de agosto de 2025.