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Esperança para o Brasil

2 de fevereiro de 2016
em Artigos
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Nesse início de 2016, em meio à onda de pessimismo e

prognósticos de desesperanças que inundam o Brasil, temos uma boa

notícia: nesses dias (de 19 a 23 de janeiro) aconteceu em Porto Alegre um

Fórum Social que celebrou os 15 anos dos fóruns sociais. A meta era

fazer um balanço desse processo, analisar os desafios e apontar

perspectivas para o futuro. Dentro desse fórum mundial, realizou-se o

Fórum Social da Educação Popular. Nele, universidades, organizações

de governo e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

partiram da convicção de que “uma verdadeira e profunda

democratização das sociedades passa necessariamente pela

democratização do conhecimento”.

Brasil, a Universidade se tornou mais acessível às camadas mais pobres.

Há mais de 25 anos, a secretária de uma universidade pública acompanha

as matrículas. Ela garante que, até alguns anos, era raro uma família

pobre conseguir colocar seu filho ou filha na Universidade. Atualmente,

programas como PROUNI e outros têm ajudado a democratizar o acesso

ao ensino universitário. Isso não basta. Essa conquista deve ser

valorizada, mas ainda há um longo caminho a percorrer. É preciso abrir a

universidade ao saber popular. A metodologia acadêmica garante

seriedade na pesquisa. Entretanto, quando se fecha no racionalismo

erudito, se torna árido e empobrece.

e as organizações e comunidades populares. A educação popular que

nasce nas comunidades negras e indígenas, na sabedoria do povo da roça

e nas tradições urbanas das diversas regiões do Brasil começa a ser visto

como algo que interessa às universidades não apenas como objeto de

pesquisa antropológica e sim como uma sabedoria que tem muito a nos

dizer para enfrentarmos as crises da sociedade atual. Na luta dos

lavradores em defesa da terra e das raízes crioulas, na caminhada dos

operários e dos sem-teto nas cidades e na organização dos povos

indígenas, os princípios da educação popular têm sido fundamentais e

têm garantido muitos avanços e conquistas. Dessas experiências, brota

um modo de ver a vida que envolve teoria e prática. Contém uma

metodologia de educação que articula diversos saberes e experiências.

Assume as formas musicais e artísticas das culturas regionais e

comunitárias. Assim, procura sempre servir ao protagonismo das classes

populares no trabalho de transformação da sociedade.

De fato, devemos reconhecer que, nos últimos 12 anos, no

É preciso abolir o muro de divisão que separa as universidades

Um dos pioneiros em elaborar uma teoria da educação que uniu

ciência e saber popular foi Paulo Freire. Esse grande mestre nos ensinou

o caminho: partir da realidade do educando e fazer todo o processo da

educação através do diálogo crítico e amoroso. E ter como meta a

transformação do mundo e concretamente da vida do povo. A

alfabetização de adultos iniciada por Paulo Freire e sua equipe conseguiu

resultados maravilhosos no Brasil, em Cabo Verde na África e em todos

os países onde foi experimentada. Sem dúvida, é um método a ser sempre

atualizado e aprimorado, mas seus princípios são até hoje válidos e

fecundos. Através de elementos como cânticos, danças, expressões

artísticas e costumes, a educação popular nos mostra que o comunitário

tem prioridade sobre o individual, embora nunca passe por cima das

pessoas e dos direitos de cada um. A educação popular nos ajuda a

analisar a realidade social e a situação política brasileira. Essa passa a ser

vista, não pelos olhos da elite interessada em manter seus privilégios e

sim a partir dos interesses das camadas mais pobres do povo. E alimenta

a confiança de que outro modelo de sociedade é possível e urgente.

que se removam os muros que separam a cultura acadêmica da educação

popular. O diálogo das Igrejas cristãs e de outras tradições religiosas com

pessoas e organizações de base também têm se servido muito dos

princípios da educação popular. A metodologia do diálogo e a

horizontalidade nas relações devem estar nos processos de formação de

jovens e adultos para viverem uma fé amadurecida e crítica, inserida no

mundo. Também no serviço social das Igrejas aos lavradores e pobres das

periferias urbanas, o diálogo aberto nos aproxima da proposta de Deus.

Na maioria das tradições, o Espírito Mãe se revela a nós como Amor e

nos indica o caminho da vida comunitária como sendo meio de comunhão

com o divino em nós e no universo.

Esse fórum social, realizado em Porto Alegre, colaborou para

que se removam os muros que separam a cultura acadêmica da educação

popular. O diálogo das Igrejas cristãs e de outras tradições religiosas com

pessoas e organizações de base também têm se servido muito dos

princípios da educação popular. A metodologia do diálogo e a

horizontalidade nas relações devem estar nos processos de formação de

jovens e adultos para viverem uma fé amadurecida e crítica, inserida no

mundo. Também no serviço social das Igrejas aos lavradores e pobres das

periferias urbanas, o diálogo aberto nos aproxima da proposta de Deus.

Na maioria das tradições, o Espírito Mãe se revela a nós como Amor e

nos indica o caminho da vida comunitária como sendo meio de comunhão

com o divino em nós e no universo.

Marcelo Barros é monge beneditino

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