O natal ainda é a festa mais badala do ano. Tenho muitos companheiros neoliberalistas, capitalistas que festejam o natal. Para muitos deles a mensagem nem risca, nem trisca e nem belisca a consciência. Ouvem e não entendem dezenas de profetas anunciando a chegada de Deus na terra. O ultimo profeta do antigo testamento e primeiro do novo foi JOÃO BATISTA. Isaias dizia dele: «Esta é a voz daquele que grita no deserto: Preparem o caminho do Senhor, endireitem suas estradas!»
A mensagem de João é clara: a partilha dos bens, do alimento; a não corrupção; respeito aos direitos humanos, nada de falso testemunho e nada de caixa dois Lc 3,10-14. O natal tornou-se o “saco cheio” do papai Noel distribuindo a migalha dos presentes para os empobrecidos, sossegando a própria consciência e os ricos presentes para quem deles não precisam para se manterem no próprio poder.
Ceias e jantares nos lares e nos templos a luzes de velas e hinos de natal; nos bares e restaurantes mesas cheias só para quem já antecipou suas compras. Nos templos belos cultos e liturgias. Aqui JESUS É LEMBRADO… mas tudo vai continuar igual até o próximo natal?!
Pe José Vanin Martins