No quinto dia do Curso Latino-americano de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso 2022, ocorrido no dia 08/07, o tema trazido pelas assessoras Múria Viana Carrijo e Maria de Fátima Castelan (ambas do CEBI), deram continuidade à reflexão trazida pelo assessor Rafael Rodrigues (do encontro anterior).
Com a música “O bêbado e a equilibrista” (João Bosco e Aldir Blanc) provocaram a reflexão sobre a linguagem utilizada na composição da letra da música em tempos de ditadura militar, comparando-a ao texto do Apocalipse. Esta referência fala especialmente do uso de símbolos de comunicação entre o povo para dizer aquilo que o Rei / Governo proibia de ser falado, com consequências de tortura e de morte de quem pensava diferente dos donos do poder em cada momento da história.
O curso, que teve início no dia 01/01, se encerrará no dia 16/07, teve nesse dia 08/07 (sexta-feira) o tema Apocalipse: a leitura crítica da situação de crise, perseguição e guerra e a busca da esperança com os pobres.
Cada palavra meditada, desde a mística inicial, nos fez ver a importância de conhecer o contexto histórico do texto do Apocalipse e o da nossa realidade, tanto no trabalho pastoral, quanto nas ações concretas dentro e fora das nossas Igrejas e religiões.