Com o tema Igreja em saída na busca de vida plena para todos e todas, a 15 edição do Encontro Intereclesial e CEBs desse ano recebeu 1300 pessoas, vindas de todos os regionais do Brasil.
O encontro foi um tempo propício para a oração, a partilha e as reflexões das comunidades que sonham com uma Igreja em saída e missionária, junto ao mais pobres.
Toda a organização do Intereclesial foi pensada para trazer presente a realidade dos biomas brasileiros e todas as divisões de trabalho foram construídas com os nomes da grande diversidade de alimentos em especial as frutas.
Já na abertura, todos foram acolhidos com um cenário de floresta, com cantos entoados por Zé Vicente e celebrado em mutirão, onde cada regional apresentou uma das riquezas de sua cultura local.
O encontro foi espaço de muitas emoções, trocas de saberes e de experiências pastorais e sociais.
Nilda de Assis Candido participa pelo CESEEP, que sempre teve presença nos encontros intereclesiais.
A assessoria do encontro foi feita por um grupo de mulheres e homens que acompanham o trabalho das CEBs há muito tempo: Francisco Aquino, Celso Farias, Daniel Seidel, Dário Bossi, Ir. Denise Morra, Dorismeire Almeida, Edward Guimarães, Ir. Eurides Alves de Oliveira, Gabriela da Silva, Jean Marie Van Damme, Neuza Mafra, Pedro Ribeiro, Perteson Prates, Ir. Tea Frigério, Verônica Michelli Gonçalves e Andrei Thomaz e Oss-Emer.
O encontro teve encerramento no dia 22 de julho, com muitos desafios a serem enfrentados pelos/as participantes.
Saíram com o firme compromisso de: a) reavivar a identidade eclesial da Igreja na base, com a opção pelos pequenos; b) fortalecer as pastorais das juventudes; c) ser uma igreja acolhedora e em comunhão para buscar e abrir caminhos para que todos tenham vida plena.
Durante a celebração de encerramento e de envio, foi anunciado o local onde será realizado o 16º encontro Intereclesial de CEBs, em 2027: Espírito Santo – local do primeiro encontro de CEBs (em 1975).