O Encontro Nacional de Jovens Trabalhadores e trabalhadoras, realizado nos dias 27, 28 e 29 de janeiro de 2023, último final de semana de janeiro, na sede da JOC – Juventude Operária Católica, em São Paulo.
O Convento Nossa Senhora do Carmo, cedeu o espaço para as plenárias de debates e estudos, ao longo dos três dias, e a Federação dos Trabalhadores da Alimentação, do Estado de São Paulo., cederam os alojamentos para os jovens, vindos de diversas partes do Brasil: Fortaleza (CE), Tutóia (MA), Volta Redonda (RJ), Passo Fundo e Caxias do Sul (RS) e São Paulo, São Vicente, Jales, Ourinhos e, Fernandópolis (SP). Presença também de pessoas da Argentina.
Partilhando saberes, apreendendo e ensinando, ao modo freiriano, esteve presente no encontro, pelo CESEEP, a Profa. Nilda de Assis Cândido, coordenadora de cursos.
O encontro teve por objetivos:
a) Viver uma experiência de integração entre os jovens trabalhadores e as jovens trabalhadoras de diversos lugares do Brasil, promovendo o diálogo e a amizade;
b) Conhecer a realidade de vida e de trabalho dos jovens trabalhadores e das jovens trabalhadoras de diversos lugares do Brasil;
c) Intercambiar o que os jovens trabalhadores e as jovens trabalhadoras estão fazendo no lugar onde vivem;
d) Conhecer mais da metodologia ver-julgar-agir e como ela pode fortalecer o que os jovens trabalhadores e as jovens trabalhadoras estão fazendo no lugar onde vivem, nos princípios da coletividade, da solidariedade e da luta pela igualdade de direitos.
Ao longo dos três dias foi possível conhecer um pouco a percepção da realidade da juventude trabalhadora: seus anseios, seus desafios e seus sonhos. Os três dias foram marcados por apresentação de painéis, onde puderam mostrar os trabalhos realizados em suas regiões.
A método de trabalho foi o Ver, julgar e agir.
O “ver” partiu de quem eram, do que faziam em sua realidade, individual ou coletivamente. O “miudinho” da vida que compõe a história de cada jovem, um pouco de história de vida, de seus trabalho e estudos. Todos os participantes apresentaram seus projetos voltados para a comunidade local, com o intuito de apresentar aos demais jovens presentes, novas alternativas para a superação do desemprego.
O “julgar” foi o processo de olhar a realidade e saber o que é um bom trabalho. Analisar a questão do termo TRABALHO, além da atividade em grupo para refletir sobre a questão do venha a ser um trabalho rentável e produtivo, não só no sentido capitalista. Foi apresentado, à luz da palavra de Deus, por Dom Reginaldo Andrietta, Bispo de Jales, a importância do trabalho da formação da sociedade e da pessoa, como algo digno e de direitos a todas e todos.
O “Agir”, deu-se a partir da identificação do que poderá ser feito em relação às questões do TRABALHO. Para isso, foram ouvidos os grupos, que refletiram sobre os caminhos possíveis para se envolver, na JOC, as juventudes, na forma são hoje constituídas. Do encontro saíram muitas sugestões e todos e todas muitos animados para continuarem seus trabalhos em seus territórios.
Durante os três dias de encontros, também aconteceram as festas culturais, com momentos de integração e de confraternização.
Que venham os próximos encontros da JOC!!!!