O CESEEP, representada por Angelica Tostes, participou ativamente do I Colóquio intitulado “Religião e diversidade: o questionamento do princípio pluralista”, que foi organizado pelos grupos de pesquisa “Espiritualidades, pluralidades e diálogos” (Anptecre/Soter) (núcleo Rio) e “Múltiplos” (UFJF). O evento, que ocorreu em 24 de março de 2023, teve como objetivo principal promover a socialização, aprofundamento e qualificação conceitual da noção de princípio pluralista, dentro do contexto de reflexão, debate e outras pesquisas relacionadas à diversidade religiosa e ao pluralismo cultural. O colóquio foi realizado nas instalações gentilmente cedidas pelo Iser – Instituto de Estudos de Religião, situado no centro da cidade do Rio de Janeiro, e contou com a participação de diversos pesquisadores e estudiosos da área, que contribuíram significativamente para o enriquecimento das discussões.
O encontro contou com a participação de 23 pesquisadores e pesquisadoras, sendo alguns deles jovens interessados em aprofundar seu conhecimento sobre o tema do pluralismo religioso e cultural. O evento teve o objetivo de promover a reflexão e o diálogo acerca do princípio pluralista, discutindo seus conceitos e aplicações em diferentes contextos sociais e religiosos.
O programa do colóquio foi liderado pelo professor Claudio Ribeiro, que iniciou as atividades com o tema “Religião, diversidade e o princípio pluralista”. Ele apresentou uma síntese dos objetivos do evento e das obras em destaque, com o objetivo de situar os participantes e alinhar a discussão em torno do tema proposto. A partir daí, foram abertas as discussões e debates, que se estenderam por todo o evento e possibilitaram uma reflexão ampla e aprofundada sobre a temática do pluralismo.
No primeiro bloco do colóquio, foram apresentados conceitos fundamentais sobre o Princípio Pluralista. A professora Rose Costa trouxe uma abordagem inovadora ao destacar a dimensão mistagógica do princípio, resultado de sua análise crítica do livro “O princípio pluralista”, publicado em 2020 pela Edições Loyola. Essa análise foi divulgada na Revista Atualidade Teológica da PUC Rio.
Por sua vez, o professor Irenio Chaves apresentou diferentes perspectivas sobre o Princípio Pluralista, a partir das leituras presentes no livro “O princípio pluralista em resenha”, também publicado pela Edições Loyola, mas em 2023. Com essas apresentações, o colóquio proporcionou uma ampla reflexão sobre o conceito de pluralismo no contexto da diversidade religiosa e cultural.
No segundo bloco do colóquio, as apresentações foram mais livres e abordaram diferentes obras relacionadas ao Princípio Pluralista. A primeira apresentação ficou a cargo da profa. Priscila Reis, que destacou os principais pontos dos textos presentes no livro “O princípio pluralista em debate” (Editora Recriar, 2021) e analisou a importância desse princípio para o contexto atual.
Em seguida, a Profa. Maria Cecília Simões abordou o tema “A diversidade religiosa brasileira” e fez uma análise crítica do quadro de pluralismo religioso a partir dos textos do livro “Diversidade religiosa e o princípio pluralista” (Editora Recriar, 2021). A pesquisadora discutiu os limites do termo “religião” para a compreensão de vários grupos, especialmente os afro e indígenas.
Por fim, a profa. Angélica Tostes refletiu sobre o tema “Religião e decolonialidade” a partir da leitura crítica dos textos do livro “Princípio pluralista e decolonialidade” (Editora Recriar, 2022). A pesquisadora enfatizou o cruzamento entre o poder econômico imperial e o contexto das religiões e suas diversidades internas, evidenciando a necessidade de se repensar o papel das religiões na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Diante de tantas perspectivas abordadas, os participantes destacaram a importância da realização de outros colóquios nesta mesma trilha, a fim de fomentar ainda mais o debate sobre o Princípio Pluralista e suas implicações para a sociedade atual.
Por Angelica Tostes