Nos dias 27, 28 e 29 de janeiro de 2023, em Salvador-BA, foi realizado o retiro-encontro para planejamento do III Encontro Nacional de Juventudes e Espiritualidade Libertadora que acontecerá em novembro de 2023. Um momento permeado pela mística das águas doces e salgadas de Salvador e que possibilitou aos participantes um olhar amplo para a construção do encontro em plenitude.
O CESEEP se soma à coordenação nacional do encontro, com a presença da teóloga Angelica Tostes, coordenadora auxiliar de cursos, que está na equipe de metodologia do ENJEL.
O encontro contou com a participação de Irmão Marcelo Barros (Comunidade BREMEN), Rose Fernandes (Comunidade BREMEN), Felipe Rocha (MEL), Vanessa Carla (Pastoral da Juventude – PJ), Darlan Oliveira (Cáritas/MEL), Tamires Ventura (Cáritas), Patrícia Oliveira (ENJEL/CEBI), Mariana Freire (ENJEL), Uelen Medeiros (PJ), Welder Cardoso (MEL), Amanda Nascimento (BREMEN/MEL), Giovanna Letícia (PJ/MEL), Angelica Tostes (CESEEP/MEL), Alex Araujo (PJ), Felipe Teixeira (BREMEN), Neuci Brito (CEBI-BA), Eliane Silua (PJ), Carlos Nunes (CEBI), Pe. Mirim (Irmandade dos Mártires da Caminhada), Reinaldo Neves (BREMEN/MEL), João do Vale (BREMEN/CPT), João Facundo (ENJEL).
O elemento água foi o que marcou o encontro, as falas e a mística. De que águas viemos? Para onde as águas estão nos levando? Foram perguntas que motivaram a reflexão do retiro-encontro, como uma preparação espiritual para o encontro de novembro. As orações, meditações, preces e pontos de diversas tradições religiosas, marca o lugar macroecumênico do encontro que incide na vida concreta das juventudes e seus territórios. Deixar as águas, das quais o Espírito paira, transformar, se misturar e correr para onde tiver que ir.
Para a equipe coordenadora, um dos objetivos do ENJEL está na organização do movimento ecumênico entre as juventudes: “Queremos fazer do Ecumenismo uma ação concreta e visível como sinal de um caminho conjunto em que as diversidades não nos dividem, mas se transformam em riqueza e força reconhecendo que o mesmo Espírito nos anima a todos.”
No dia 28/01, em sua provocação inicial, o irmão Marcelo Barros, a partir do texto das Bem-Aventuranças, encontrado no Evangelho, pontuou que: “Não desistir da luta é a maior mística”. Seguindo essa espiritualidade do real que se abre ao sonho de uma terra sem males, o terceiro ENJEL está previsto para ser nos dias 02 a 05 de novembro de 2023 na cidade de Salvador.
Para o próximo ENJEL, confirmamos o foco nas práticas de Bem-Viver (Buen Vivir) – O conceito “sumak kawsay”, compreendido como bem-viver, teria sua tradução mais apurada, segundo Esperanza Martínez, como sumak = plenitude; kawsani = viver. Esse viver em plenitude significa a harmonia entre a vida e suas relações diversas. São saberes ancestrais, originários, comunidades agrícolas, cooperativas, espaços de educação integrados e também lutas, causas, desafios, conflitos, projetos, políticas que constroem o Bem-Viver.
“A força que hoje faz brotar a vida / Habita em nós pela sua graça / É ele quem nos convida para trabalhar/ O amor repartir e as forças juntar / Por isso vem entra na roda com a gente também!”. Esta canção é um chamamento para todos e todas para se somar na construção em mutirão do III Encontro Nacional de Juventudes e Espiritualidade Libertadora que, em 2023, terá como tema: “Saberes, sabores e lutas: territórios do Bem-Viver”.
Venha conosco!
Conheça as outras experiências do ENJEL:
Primeiro encontro em Fortaleza-CE, 2014:
Segundo encontro em Poá-SP, 2017: