O Curso de Verão 2018 já começou! O tema deste ano é Ética e Participação Popular na Política a Serviço do Bem Comum. São 16 tendas, contando com mais de 400 inscritos.
E muitos são os voluntários animados e de coração aberto para receber o público, como Helen Hughes, uruguaia residente no Brasil e que participa desde os anos 1980. Segundo Helen, a ideia inicial do curso entusiasmou tanto D. Paulo Evaristo Arns que o mesmo chegou a pensar em reunir 2.000 pessoas no Pacaembu, em São Paulo. Ela ajudou na organização e hospedagem de algumas pessoas vindas de outros estados. “Começamos a decidir como ia ser. Começamos com grupos, que se chamavam oficinas e depois tendas”. Atualmente é uma das responsáveis pelos inscritos. “É uma experiência única. A quantidade de gente que conheço pelo nome, que me dá um abraço. Tem gente de todos os lugares e que vem de longe para fazer este mutirão”, afirma Helen, sobre os seus 30 anos de participação.
Pela primeira vez, participando como cursista, a fonoaudióloga Márcia Mathias conta que sua expectativa sobre o evento é grande. “Porque várias pessoas que eu encontrei e que tiveram a oportunidade de fazer o Curso de Verão falam com muito carinho, com muita paixão, e se tornaram voluntários. Então essa é a primeira vez, e eu estou muito feliz por ter conseguido fazer essa conciliação [com sua profissão]”.
O evento segue até o dia 17 de janeiro.