As tendas (oficinas) do Curso de Verão acontecem todos os dias, após o plenário nas salas da PUC-SP.
Segundo Maria Angela, membro da equipe de coordenação, as tendas têm como objetivo fomentar o tema do Curso de Verão – “Juventude e relações afetivas” -, aos participantes, através do ponto de partida das reflexões propostas pelos assessores durante as suas palestras. Os monitores direcionam o grupo a compartilhar o saber e as experiências de vida de cada um, proporcionando um ambiente ecumênico, o dialogo inter-religioso e a formação bíblica e teológica.
A tenda também é designada como espaço criativo, onde cada um tem a sua maneira de fazer esta partilha, e dinamizar o grupo em sintonia, respeito e aprender olhar e ouvir o outro sem preconceito, dando a liberdade de deixar o corpo sentir a sensação de cada comportamento humano.
As tendas são agrupadas em redes, que favorecem a articulação e o entrosamento entre os cursistas. Cada rede é identificada por uma cor: vermelha, azul, verde, branca e amarela.
Conheça as tendas de compõem cada rede:
A Rede Vermelha é composta por três tendas: Leitura Crítica do Áudio, Arte e Educação Popular, e Teatro.
A Rede Azul é composta por três tendas: Educação Popular, Poesia e Texto Criativo, e Liderança e Grupo Popular.
A Rede Verde é composta por quatro tendas: Dança Circular, Dança Criativa, Música Bethania, e Música Milton.
A Rede Branca é composta por três tendas: Contando História em Roda Brincante, Vivências Brincantes e Culturas, e Jogos Circulares e Vivências de Roda.
A Rede Amarela é composta por duas tendas: Celebração e Mito e Celebração e Espiritualidade e Mística.
Lembrando que todas as tendas trabalham com os quatro pilares do Curso de Verão: Educação Popular, Ecumenismo, Mutirão e Arte.
Ana Cleudes Almeida