O tema do encontro que chamou 120 pessoas para o auditório da Livraria Paulinas, na noite de 30/01/23, foi Fome e Meio Ambiente: uma conversa necessária para construir o Brasil que queremos. Além das pessoas presentes, outras 600 pessoas acompanharam pelo Youtube, com mais de 2 mil visualizações durante o evento.
Foi uma noite linda e profícua, em que tivemos a presença de dois profetas do nosso tempo, numa conversa urgente e necessária sobre a fome e o meio ambiente. O teólogo Leonardo Boff e o Pe. Júlio Lancelotti trouxeram uma reflexão profunda e um testemunho contundente sobre a Fome, o Meio Ambiente e a relação intrínseca entre ambos.
Leonardo falou sobre a gravidade da situação da terra, com sérias alterações com as mudanças climáticas, a ameaça nuclear e a devastação do meio ambiente pelos humanos. Da era geológica do Antropoceno (era da destruição da natureza), passamos à era do Necropoceno (era da morte das espécies) e chegamos ao Pironoceno (era em que a terra está pegando fogo). Ele disse também que o aquecimento global é apenas um pedaço da história da devastação do planeta e que está havendo mudança de regime climático.
Mas ressaltou que, apesar dessa situação difícil, temos iniciativas auspiciosas que nascem de grupos e movimentos que se colocam na contramão da devastação da natureza. Dentre os grupos e instituições que lutam por uma outra forma de relação com natureza e entre a humanidade, citou o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).
Pe. Júlio destacou a questão da fome e disse que dar de comer não é assistencialismo, é um ato político de resistência. Que não basta enviar alimento ao povo em situação de rua, é preciso comer com eles.
Fazendo a relação sobre os dois temas ele falou também sobre a importância da água para se manter vivo e que a água também é alimento. Que a água não deveria ser tratada como se fosse privada, mas lembrar sempre que ela é um bem comum. Concretamente, disse que é necessário oferecer água potável para quem vive em situação e rua.
Trouxe o seu testemunho de convivência com eles na cidade de São Paulo. Ressaltou que estar do lado dos mais pobres e vulnerabilizados é posicionar-se no mesmo lado que Jesus sempre se posicionou e, por consequência, receber também perseguições e ameaças constantes, pois acaba se tornando uma pessoa incômoda neste modelo de sociedade em que vivemos.
O encontro foi organizado pelo CESEEP-Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular, com apoio da Paulinas Editora, Rede Rua, Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição (CIIC), Instituto de Teologia de São Paulo (ITESP). Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião, da PUCSP, e Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB – Sul I).
A mediação do evento ficou por conta do coordenador geral do CESEEP, Pe. José Oscar Beozzo e contou com a presença do Prof. Wagner Lopes Sanchez, presidente do CESEEP e do Frei Vagner Sassi, membro do Conselho Superior do CESEEP, além da equipe executiva do CESEEP.
Gratidão ao teólogo Leonardo Boff e ao Pe. Julio Lancelotti, pela generosidade e gratuidade na partilha e a todas as pessoas que acreditam na possibilidade de um outro mundo possível, com justiça ecológica e social e para isso trabalham incansavelmente e fomentam a luta pela participação nos processos de mudança.
Gratidão especial a todas as pessoas que contribuíram para a organização desse rico momento de formação: na recepção, entoando músicas temáticas, fazendo a gravação e transmissão.
O evento, em sua íntegra, pode ser acessado a qualquer momento, pelo link
O encontro foi magnífica, a mesa composta por três pessoas que fazem a diferença na construção de um mundo melhor….. comunidades e suas pastorais tem que retomar a construção de uma igreja sinodal …transformadora humanizados na cultura de pessoas mais humanas…. Ubuntu!! Gratidão!!! Esperançar Sempre!!!
Parabenizo todas as pessoas que organizaram e contribuíram para esse encontro (um retiro) no dia 30/1/23 na livraria Paulinas…cesepp façam mais encontros desses ,educar é preciso…retomar é urgente…na transformação de um Brasil que queremos.Ubuntu!!