Publicamos, abaixo, a fala do padre Benedito Ferraro, presidente do Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CESEEP), na abertura do 28° Curso de Verão – “Juventude e Relações Afetivas”.
CURSO DE VERÃO – ANO XVIII – JUVENTUDE E RELAÇÕES AFETIVAS
- Contextualizando o Curso de Verão – 2015.
Estamos completando o triênio dedicado aos estudos voltados às Juventudes: “Redes Digitais: tecendo relações, contruindo comunidades, exercendo cidadania” (2013); “Juventude em foco: Políticas públicas inclusivas em educação, trabalho e cultura” (2014); e “Juventude e relações afetivas” (2015).
- Desafios a serem enfrentados pelos jovens e pelas jovens.
- Num mundo narcisista, dominado por publicidades eróticas e que comercializa a chamada “liberdade sexual”, os jovens e as jovens são convidados e convidadas a integrar em seu projeto de vida a sexualidade (Marcelo Barros), buscando sua autonomia, ser uma pessoa sexualmente feliz (Ana Cristina Canosa) e, ao mesmo tempo, o compromisso de tornar o mundo mais humano.
- Superar as discriminações que impedem de ver a pessoa e sua dignidade em primeiro lugar.
- Abrir-se para o mistério do encontro com o outro, a outra e não fechar o caminho para o encontro com o totalmente Outro que nos transcende (Deus).
- “Fe na vida, fé no homem (pessoa humana), fé no que virá” (Gonzaquinha).
- Superar o pessimismo antropológico (Edward Guimarães) e acreditar que é possível construir um outro mundo possível e uma outra Igreja possível, a Igreja em saída como nos aponta o papa Francisco (Pedro de Oliveira).
- Assumir o compromisso da construção de uma sociedade justa, fraterna e solidária, buscando participar de todas as lutas em defesa dos direitos humanos, sempre ao lado dos pobres e excluídos.
Bom curso para todos e todas.
Benedito Ferraro