Notícias

FORMAÇÃO PARA JOVENS DA DIOCESE DE REGISTRO SP

JOVENS DA REGIÃO DIOCESENA DO VALE DO RIBIERA: Registro, Sete Barras, Juquiá, Iguape, Pariquera-Açu, Jacupiranga, e Cananéia.
JOVENS DA REGIÃO DIOCESENA DO VALE DO RIBIERA: Registro, Sete Barras, Juquiá, Iguape, Pariquera-Açu, Jacupiranga, e Cananéia.

Nos dias 18 e 19 de março de 2017 na Diocese de Registro – Vale do Ribeira – SP aconteceu a Formação da Pastoral da Juventude. O tema escolhido para o encontro foi IDENTIDADE DA PASTORAL DA JUVENTUDE: A LUZ DOS DOCUMENTOS DA IGREJA. Para assessorar o trabalho foi convidada Nilda de Assis Candido da equipe de trabalho do Centro Ecumênico de Serviço à Evangelização e Educação Popular – CESEEP. Estiveram presentes no Centro Pastoral Diocesano – CDP, os jovens das Regiões de Cajati, Registro, Sete Barras, Juquiá, Iguape, Pariquera-Açu, Jacupiranga, e Cananéia um total de 45 pessoas.

Dom José Luiz Bertanha, SVD, Bispo de Registro, esteve presente na Formação dando apoio e motivando os jovens a reafirmarem seu protagonismo na Igreja. E, onde todos e todas possam ser mais atuantes nas pastorais e celebrações litúrgicas. Pediu também para a juventude assumirem o compromisso das lutas dos povos Quilombolas e da preservação ambiental do Vale do Ribeira. A Diocese na pessoa do Bispo e dos padres e religiosos/as confiam e apostam na formação como ferramenta de transformação.

Na avaliação do encontro constatou-se e que o encontro foi muito produtivo, porém por serem muito jovens acabam não conhecendo a história da PJ, sua missão e objetivo na Igreja. Deve-se constantemente realizar este processo de resgaste da memória da Pastoral com o suporte dos documentos: da CNBB, CELAM e dos Concílios de Puebla e Aparecida e outros materiais de estudos. Um trabalho realizado em colaboração dos/as integrantes que, atualmente, esteja comprometidos/as na vida da Igreja e já passaram pela PJ. Por parte deles foi dado um grande passo ao assumirem, humildemente, a necessidade de conhecerem mais sobre a identidade da Pastoral da Juventude. Uma pastoral que se estabeleceu ao longo de uma trajetória de atuação dentro e fora da Igreja com uma militância de Fé e Política.

A maior parte dos jovens presentes, após dois dias de estudo, reflexão e oração, decidiu por reafirmarem a opção pela “Identidade Pejoteira”. Propuseram-se a resgatar a história da PJ na região junto ao processo de planejamento, metodologia de trabalho, ação e espiritualidade respeitando o processo de cada grupo. Uma tarefa que contará com ajuda de todos e todas que compuseram a pastoral em outros anos. Embora, reconhecem as transformações juvenis e as novas formas de serem Igreja. Os jovens pretendem dar continuidade aos trabalhos da PJ em diálogo constante com o Bispo, padres e religiosas e leigos e leigas das pastorais e movimentos na região Diocesana de Registro.

 

DOM JOSÉ LUIZ BERTANHA, SVD – BISPO DE REGISTRO - SP
DOM JOSÉ LUIZ BERTANHA, SVD – BISPO DE REGISTRO – SP
TEMA DA FORMAÇÃO: IDENTIDADE DA PASTORAL DA JUVENTUDE: A LUZ DOS DOCUMENTOS DA IGREJA.
TEMA DA FORMAÇÃO: IDENTIDADE DA PASTORAL DA JUVENTUDE: A LUZ DOS DOCUMENTOS DA IGREJA.
Assessora: Nilda de Assis Candido – CESEEP – SP.
Assessora: Nilda de Assis Candido – CESEEP – SP.
MOMENTO DA PARTILHA DO RESULTADO DO TRABALHO.
MOMENTO DA PARTILHA DO RESULTADO DO TRABALHO.
MOMENTO DE ESTUDO E TRABALHO EM GRUPO.
MOMENTO DE ESTUDO E TRABALHO EM GRUPO.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Isto pode te interssar...

Notícias

Informativo do Curso de Verão 2014

Clique aqui para fazer o download do informativo do Curso de Verão 2014.    
Notícias

CURSO DE ECUMENISMO

DATA: 13 a 27 de julho de 2014 APRESENTAÇÃO Aspecto preocupante da atualidade são formas estruturais de violência atreladas a