01 a 16 de julho de 2022
ECUMENISMO EM TEMPO DE GUERRAS: ACOLHIMENTO E LUTA POR PAZ, COM JUSTIÇA SOCIAL
HAGA CLIC AQUÍ PARA ACCEDER A LA PROGRAMACIÓN EN ESPAÑOL
APRESENTAÇÃO
Uma das mais vigorosas vertentes do moderno movimento ecumênico nasceu do empenho de muitos cristãos/ãs e de suas Igrejas, para a superação de seculares desavenças entre os povos, que desembocaram em guerras sangrentas, com ingentes perdas de vidas humanas e destruições materiais. Buscaram abrir caminhos para o diálogo, para derrubar muros de separação e lançar pontes para a construção da paz.
O combate à fome, às doenças, desigualdades, racismo, analfabetismo somarem-se aos esforços pela paz, conformando a vertente de Vida e Ação (Life and Work) do movimento ecumênico.
Desenvolveram-se simultaneamente esforços no campo missionário para um entendimento entre as Igrejas e as Sociedades Missionárias, para não oferecerem o contratestemunho da pregação de um Cristo dividido.
Uma terceira vertente do moderno movimento ecumênico, Fé e Constituição (Faith and Order), veio trabalhando em favor de uma profissão de fé comum e de consensos e mútuo reconhecimento em torno do batismo, da eucaristia e dos ministérios.
Seguimos hoje com guerras devastadoras, algumas endêmicas, como o conflito árabe-israelense na terra de Jesus, a guerra civil na vizinha Síria, no Afeganistão e em muitas nações da África: Etiópia e Eritreia, Sudão e Sudão do Sul, norte do Moçambique; Mianmar, no sudeste asiático.
Acaba de explodir outra guerra, a invasão da Ucrânia pela Rússia, com ampla cobertura da mídia e, desta feita, entre países cujas populações professam a fé cristã. Assiste-se com impotência ao trágico cortejo de destruição, mortes de civis e milhões de pessoas deslocadas internamente ou refugiadas nos países vizinhos.
Além dessa guerra com visibilidade nas mídias, vivemos no Brasil guerras cotidianas, invisibilizadas e/ou naturalizadas pelos meios de comunicação. O sangue que corre no chão das periferias parece que não choca mais. Milhares de jovens negros são assassinados todos os anos no país sem que a mídia lhes dê atenção, ou quando o fazem, é dando a entender de que são eles os culpados de sua própria morte.
O mesmo sucede com os Povos Indígenas, cujos territórios são invadidos, com a velada, quando não aberta conivência do Estado, que os devia proteger. Sua população é desrespeitada em seus direitos, violentada em sua cultura, aviltada nos corpos de suas mulheres e crianças e assassinada pela cobiça de garimpeiros, mineradoras, madeireiras, pelo avanço do agronegócio em suas terras e abertura pelo governo de novas estradas, cortando seus territórios e implantação de projetos hidroelétricos em seus rios.
Em tempos de guerras visíveis e invisibilizadas, torna-se urgente retomar o propósito ecumênico de unirem-se os cristãos e suas igrejas para acudir às grandes maiorias ameaçadas pela fome, pelas enfermidades, desemprego e de um silencioso e cúmplice genocídio. É mister unirem-se todos para eliminar desigualdades, discriminações e racismos, para a construção da paz, com justiça social e ambiental.
O CESEEP organiza o Curso latino americano de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso num ciclo de dois anos, o primeiro com foco no Ecumenismo (2022) e, o segundo (2023), no Diálogo Inter-religioso.
O curso 2022 terá como tema: ECUMENISMO EM TEMPO DE GUERRAS: ACOLHIMENTO E LUTA POR PAZ COM JUSTIÇA SOCIAL. Será realizado no formato online, de 01 a 15 de julho de 2022.
O principal objetivo é oferecer um panorama do movimento ecumênico do ponto de vista histórico e da atuação das Igrejas, acrescido de reflexão sobre a realidade das guerras atuais, visíveis e invisibilizadas, de um olhar a partir da bíblia e de um modo de viver as espiritualidades em tempos de guerras.
Trará também importantes experiências de pessoas, igrejas e instituições que trabalham em meio a conflitos, bem como com o atendimento de pessoas deslocadas e refugiadas por causa das guerras e de suas consequências, como fome, desemprego e falta de um lugar seguro para viver.
Mesmo no formato virtual, com suas possibilidades técnicas, mas também limites impostos pelo distanciamento social, o curso busca manter a metodologia da Educação Popular, com ênfase na participação, na partilha de práticas e na sistematização do conhecimento produzido no curso.
Valor: R$ 200,00 (duzentos reais – Brasil) ou US$ 40 (quarenta dólares – demais países)
FORMA DE PAGAMENTO: Pela chave PIX ou Transferência bancária.
- Chave PIX = administracao@ceseep.org.br
- Transferência bancária: Banco Itaú S/A Agencia: 0251 Conta corrente: 34.307-5 CNPJ: 52.027.398/0001-53
- Boleto ou cartão de crédito via PagSeguro: CLIQUE AQUI
Enviar comprovante de depósito para o e-mail administracao@ceseep.org.br ou para o WhatsApp (+55 11-99325-5961)
INFORMAÇÕES
E-mail: ecumenismo@ceseep.org.br; ceseep@ceseep.org.br
Telefone: CESEEP (0xx11) 3105-1680