Ecojustiça: Compromisso ecumênico no enfrentamento da desigualdade social e da emergência climática
15 a 22 de julho de 2024 – Híbrido
“Não seremos capazes de alcançar justiça social, sem justiça para o meio ambiente natural; não seremos capazes de alcançar justiça para a natureza, sem justiça social”
Jurgen Moltmann
A crise ecológica deve ser vista como uma questão de justiça. Partindo da fé cristã, vemos o mundo como um sistema complexo e interligado, capaz de fornecer o que todos os seres vivos necessitam para sobreviver. É fundamental abordar a justiça ambiental e sua ligação com as desigualdades sociais e raciais que afetam as comunidades mais vulneráveis. Entender esses temas sob o prisma dos direitos humanos é crucial, especialmente para lideranças que vivenciam em suas comunidades esses desafios.
Observamos que, ultimamente, as igrejas cristãs têm se afastado das questões relacionadas à criação e à preservação do nosso lar comum. Por isso, defendemos um retorno ao compromisso ecumênico ao tema da justiça, da paz e da integridade da criação. A pandemia de COVID-19 ressaltou a importância das reflexões sobre a ecologia e a crise ambiental, reforçando a ideia de que “tudo está interligado”, como afirmou a encíclica Laudato si’ do Papa Francisco. O Conselho Mundial de Igrejas (CMI) também destaca essa interconexão fundamental de toda a vida na teia de vida de Deus em “Juntos em direção à Vida”.
Convidamos a todes para o Curso Latino-Americano de Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso, marcado para acontecer de 10 a 24 de julho de 2024.
Vamos explorar juntos o tema central: “Eco-Justiça: Compromisso ecumênico no enfrentamento da desigualdade social e da emergência climática”.
Neste ano, o nosso curso será conduzido em colaboração com o Programa de Gênero e Religião das Faculdades EST, um destacado centro de formação e pesquisa em Teologia no Brasil, amplamente reconhecido como um dos mais respeitados da América Latina. O certificado conferido será o de Curso de Extensão Universitária, fruto da parceria entre o CESEEP e a EST.
Em 2024, o CESEEP assume o desafio de conduzir o curso no formato híbrido, composto por quatro encontros virtuais, cada um com duração de 3 horas e 30 minutos. A metodologia da Educação Popular será adotada como o caminho para a construção coletiva de conhecimento, utilizando estratégias da abordagem freiriana na prática educacional.
O objetivo do curso é oferecer subsídio às lideranças e fiéis de comunidades cristãs no enfrentamento dos desafios para a construção de uma sociedade ecologicamente justa para todos e todas, pois a injustiça climática atinge as populações mais vulneráveis, como indígenas, comunidades quilombolas e negras, populações periféricas nas cidades do nosso país. É necessário agir desde o local para pensar o global contra a crise social e a emergência climática. O papel das igrejas cristãs é ser voz profética denunciando as calamidades e a exploração feitas pelo capitalismo que, com seu extrativismo, a poluição atmosférica e a contaminação das águas, mata os seres vivos de nossa casa comum.
Ao término deste curso, espera-se que os participantes estejam mais aptos a engajar-se de maneira crítica e transformadora na busca por um mundo mais justo e sustentável, com uma abordagem ecumênica que valorize a interconexão entre todos os seres vivos e o ambiente que nos cerca e nossa responsabilidade pela preservação da nossa Casa comum. Venha conosco nessa jornada!
PAGAMENTO:
Valor: R$ 50,00 (Brasil) ou US$ 10,00 (demais países)
FORMA DE PAGAMENTO: Pela chave PIX ou Transferência bancária.
- Chave PIX = administracao@ceseep.org.br
- Transferência bancária: Banco Itaú S/A Agência: 0251 Conta corrente: 34.307-5 CNPJ: 52.027.398/0001-53
Enviar comprovante de pagamento para o e-mail administracao@ceseep.org.br ou para o WhatsApp (+55 11 91315-6766)
INFORMAÇÕES:
E-mail: ecumenismo@ceseep.org.br; secretaria@ceseep.org.br
Telefone: CESEEP (0xx11) 3105-1680 / Celular: +55 11 91162-5544 (WhatsApp)
PROGRAMA DO CURSO
HORÁRIO: BRASIL/ARGENTINA: 14:00 – BOLÍVIA: 13:00 – CUBA: 12:00 – MÉXICO: 11:00 – MOÇAMBIQUE: 18:00
15/07 (segunda-feira/lunes) | O desafio ecumênico e inter-religioso na perspectiva da ecojustiça / El desafío ecuménico e interreligioso desde la perspectiva de la ecojusticia (Angelica Tostes) – Híbrido |
16/07 (terça-feira/martes) | Ecofeminismo: cotidiano, espiritualidade e resistências / Ecofeminismo: cotidianidad, espiritualidad y resistencias (Ivone Gebara) -Híbrido |
19/07 (sexta-feira/viernes) | Racismo ambiental: o papel das igrejas nesse enfrentamento / Racismo ambiental: el papel de las iglesias en este enfrentamiento (Josias Vieira) – Híbrido |
22/07 (segunda-feira/lunes) | O Buen-Vivir em Abya Yala: povo que segura o céu / El Buen Vivir en Abya Yala: el pueblo que sostiene el cielo (Priscilla Ribeiro) – Híbrido |