O CESEEP se solidariza com as famílias e comunidades de militantes assassinados por defenderem a justiça e os direitos humanos!
Irmãs e irmãos que vivenciam a formação oferecida pelo CESEEP em seus 42 anos de existência, sabem que nossa prioridade é preparar pessoas para atuarem nas comunidades e movimentos sociais, com foco na inserção em ações que visam transformar o mundo. Sempre lembramos que aquelas e aqueles que se colocam no lado dos pobres passam a sofrer as mesmas perseguições e ameaças daquelas e daqueles a quem defendemos.
Com tristeza, vemos que, em pouco mais de um mês, já são quatro ativistas mortos em nossa Pacha Mama. Assassinados por defenderem a justiça e os direitos humanos, em especial, os direitos dos povos indígenas, nossos irmãos de caminhada e filhos da Mãe Terra.
Juan Antonio López, assassinado em 14 de setembro de 2024, em Honduras.
Alejandro Paul Lapo Tandazo, assassinado em 05 de outubro de 2024, no Equador
Gerardo Keimari, encontrado morto em 07 de outubro de 2024, no Perú.
Marcelo Pérez, assassinado em 20 de outubro de 2024, no México.
Crimes que revoltam, mas que também nos dão a certeza de que, se ainda fazem questão de nos matar, é porque sabem que a gente tem o poder de mudar as coisas. Nos dão a certeza de que estamos lutando no lado certo da história.
A Mãe Terra chora pela violência contra os que lutam e acolhe seus corpos feridos na certeza de que serão alimento para as próximas gerações.
E nós temos a certeza de que suas vozes não serão caladas enquanto cada uma e cada um de nós gritarmos seus nomes e continuamos na luta, invocando a justiça social e ambiental.
Juan, Alejo, Gerardo e Marcelo PRESENTES!
CESEEP, outubro de 2024.