O olhar da juventude atual é um olhar de mudanças, de transformação e de busca pelo conhecimento. Dizer que as nossas juventudes estão fracassando é olhar o outro com indiferença, eles apenas estão mostrando que o conhecer é melhor do que o não conhecer.
O Curso de Verão 2015 conta com a participação de mais de 450 jovens engajados nos mais diversos seguimentos de luta social, religiões e movimentos. Com o tema “Juventude e Relações Afetivas”, o evento tem como objetivo levar a reflexões sobre sexualidade, ética, família, entre outros.
O jovem Daniel Henrique, de 21 anos, do Estado de Minas Gerais, participa pela primeira vez do Curso e deu o seu depoimento: “O Curso de Verão proporciona para mim uma vivência ampliada da juventude, porque eu pude conhecer e partilhar experiências pessoais com jovens do Brasil e também do exterior. Acredito que depois desta convivência que eu estou tendo neste curso, eu vou levar uma bagagem de informação e melhorar muito como pessoa”.
A jovem Maria Ayume, 17 anos, que veio de Teresópolis/RJ, participa pela segunda vez do Curso de Verão e faz uma crítica da sociedade em relação à juventude. “Grande parte da sociedade tem preconceito com os jovens, muitos chamam a juventude de irresponsável, achando que nós não sonhamos, este curso ajuda-nos a partilhar juntamente com o grupo ideias e entender melhor o mundo do jovem através de reflexão ecumênica e histórias de vida”.
Paulo Fernandes é educador, reside na Zona Sul de São Paulo e para ele o curso abre a possibilidade de refletir sobre a juventude e entender mais o processo da evolução e a tecnologia que acompanha os nossos jovens.
Valman Fernandes, 20 anos, da cidade Largo da Pedra/MA, participa pela primeira vez do Curso de Verão. “Para mim o curso está sendo uma ferramenta muito positiva, eu tenho percebido o quanto os jovens têm estado abertos para buscar novas ferramentas para se relacionar. Para que a afetividade venha a ser mais madura, mais sábias, mais concreta e verdadeira”.
Valman, em seu depoimento, faz uma reflexão do Curso de Verão com as seguintes palavras: “Este curso ajuda a buscar e encontrar mais sentido para a nossa vida, a perceber o quanto é valioso quando nós conseguimos nos relacionar afetivamente com as pessoas, o mundo e a sociedade”.
Viva a juventude!
Ana Cleudes de Almeida