Konder enfatizou que só um povo esclarecido pode transformar o país.
Assim como nos dias anteriores, o Curso de Verão iniciou no último sábado, dia 13 de janeiro, com muita animação. O 5º dia do evento realizado no Teatro TUCA começou com a tradicional celebração ecumênica. Logo após a solenidade foi dada abertura para assessoria do jurista e escritor, Fábio Konder Comparato, que abordou o Tema: “Os grandes princípios éticos em matéria política”.
Konder ressaltou que só se cura as feridas do passado com princípios éticos. E que no Brasil, os princípios éticos não foram ensinados na escola. Infelizmente os direitos sociais, previstos no Artigo 5º da Constituição, como o direto à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, jamais foram respeitados.
E questiona quem de fato manda no Brasil: “Quem manda neste país? O povo? Jamais. O povo nunca teve poder neste país. Quem manda é uma minoria rica”, afirma Konder.
Ele enfatizou que só um povo esclarecido pode transformar a vida política e destacou que o trabalho de formação básica é primordial. “A formação política é fundamental para que possamos transformar a vida política do país. Ela tem que ser feita de baixo pra cima, ou seja, não se trata de partidos políticos tentarem conseguir voto do povão, trata-se de organizar reuniões políticas, clubes políticos, onde o povo aprenda que ele tem direitos fundamentais que não podem deixar de ser cumpridos e, a partir daí, nós podemos e devemos obrigar o Estado a começar respeitar a Constituição. Em matéria de plebiscito e referendo é preciso que comece a ser feito desde o nível Municipal. Se não fizermos esse trabalho de formação será inútil estabelecer regras, mesmo constitucionais, elas não serão respeitadas”, destaca Konder.
Em vários momentos, cursitas gritaram “Fora Temer” e também proferidas palavras de ordem. No Final da assessoria, Fábio Konder respondeu perguntas encaminhadas.
Um homem que não desiste da democracia: Fábio Konder Comparato
Professor titular aposentado da disciplina Filosofia do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, instituição de que é Professor Emérito. É doutor em Direito pela Universidade de Paris e doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra. Defensor dos direitos humanos, tem denunciado violações praticadas ao longo das últimas décadas. Foi criador da Escola de Governo. Suas principais obras são Muda Brasil. Uma Constituição para o desenvolvimento democrático (1986), Para viver a democracia (1989), A afirmação histórica dos direitos humanos (1999), Ética (2006) e Rumo à Justiça (2010).
É simpatizante do MST, tendo por diversas vezes criticado a criminalização do movimento. “Eu acho que o MST é um dos poucos movimentos e entidades civil que é respeitado e temido pelos poderes constituídos. E isso é muito importante porque, no que se refere à reforma agrária, nada sai sem pressão de baixo para cima.
Fonte: IEA – Instituto de Estudos Avançados – USP.
Confira, abaixo, a íntegra da assessoria ministrada pelo jurista Fábio Konder Camparato: