Nesta última quarta-feira, dia 10 de janeiro, Luiza Erundina participou do 2º dia do Curso de Verão 2018. Com o tema: “As raízes da crise política atual – Análise de conjuntura”, Erundina fez um retrospecto dos últimos acontecimentos no país para compreender a crise institucional que o Brasil enfrenta.
Iniciada durante as manifestações de 2013, (também conhecida como “Manifestação pelos 20 centavos”), estudantes contestavam o reajuste das tarifas do transporte público em São Paulo, Rio de Janeiro e Niterói. Aos poucos elas foram tomando forma e adesão e outras pautas ganharam espaço como melhorias na educação, saúde, segurança pública, etc.
O resultado é público e notório, milhares ganharam as ruas e enfraqueceu a então presidente Dilma Roussef (eleita democraticamente em outubro de 2014), e fortaleceu a oposição para pavimentar o golpe parlamentar de 2016.
Erundina destacou também o pós-impeachment: “enfrentamos uma das piores crises: a econômica (que comprometeu milhares de empregos); a crise no sistema político, agenda reformista, ajuste fiscal que aprovou a PEC da Morte (instituiu o teto de gastos em todas as áreas para tentar equilibrar as contas públicas a partir de 2017, pelos próximos 20 anos)”, enfatizou.
Luiza Erundina: Uma vida de lutas
Com uma vida inteira dedicada à política, Luiza Erundina é notoriamente reconhecida pelo trabalho desenvolvido na Câmara dos Deputados. Ela está no seu 4º mandato legislativo, trabalho esse que faz por vocação.
Assumiu o primeiro mandato em 1999 e, desde então, vem atuando de forma ética e próxima das bases, da classe trabalhadora, dos excluídos e minorias.
Como parlamentar é autora da PEC 151/1999, que reduz de 65 para 60 anos o direito ao transporte coletivo gratuito.
Erundina jamais se deixou intimidar pelos homens do poder e suas influências, e sempre foi coerente com suas alianças e convicções.
Luiza Erundina é uma guerreira que não foge à luta!
Você pode conferir abaixo a íntegra da assessoria ministrada pela Deputada Luiza Erundina: