Fechando o curso sobre Migrações, que teve como tema Migrações e fronteiras: desafios para o acolhimento, inserção social e afirmação de direitos, o CESEEP, junto aos/às participantes, apresenta, na mística final, a sistematização do curso, em forma de oração e compromisso.
O pedido de perdão pelo não feito e o louvor pelo que se faz junta-se ao comprometimento de cada um com a ação em favor das pessoas migrantes e refugiadas. Segundo o Pe. Alfredinho, seus corpos são a denúncia das injustiças sociais e o seu movimento pelos corredores migratórios é o grito no deserto em busca de socorro, em busca de justiça.
Anexo está o texto elaborado ao final do curso, com a reflexão sobre o tema, trazido pelos textos e pelos depoimentos de pessoas migrantes e refugiadas, como parte do processo metodológico de construção coletiva de conhecimentos, baseada na metodologia da educação popular, cuja maior referência é o educador brasileiro Paulo Freire. O registro individual juntou-se num coletivo de esperança e de coragem, na construção coletiva de uma oração que exprime o desejo de cada um na continuidade do trabalho em favor das pessoas migrantes e refugiadas.
Gratidão a todxs (assessoria, participantes e coordenação) que fizeram deste curso mais um sinal da importância da formação ecumênica e popular oferecida pelo CESEEP a toda a América Latina e Caribe.