O CESEEP, ao tomar conhecimento do ataque à Associação das Mulheres Munduruku Wakoborûn (Jacareacanga-PA) no dia 25/03/2021, vem a público para:
- Repudiar o ato de violência ocorrido no dia 25 de março de 2021, contra o Movimento de mulheres, que luta, desde 2018, pela retirada do garimpo ilegal do território do povo Mundukuru.
- Apoiar a Associação das Mulheres Munduruku Wakoborûn que propicia espaço para a luta em favor da Vida das mulheres e dos territórios.
Essa violência sofrida pela Associação foi denunciada nacional e internacionalmente, pois muitas lideranças tem sofrido ameaças à sua vida e integridade física.
Essas mulheres sofrem perseguição e violência, pois lutam na direção contrária dos grandes interesses comerciais sobre a Amazônia. Sua resistência e luta incomodam àqueles que tem interesse em destruir a terra, as águas e tudo o que nelas existe e espoliar as pessoas que nela vivem.
Estes conflitos atingem os povos originários em sua dignidade, com retirada de direitos garantidos na Constituição, como o da demarcação e homologação do seu território devidamente regularizado para uso do povo Mundukuru Wakoborûn.
Unimo-nos às demais entidades e instituições no apoio incondicional à vida, à inviolabilidade do seu território e na denúncia da violência sofrida pelos povos originários, em especial, pelo povo Mundukuru Wakoborûn.
Exigimos providências das autoridades competentes para a urgente retirada dos invasores e a proteção do território, para evitar o agravamento da situação que coloca em risco a vida e a segurança do povo Munduruku Wakoborûn
São Paulo, 29 de março de 2021.
CESEEP
Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular