Racismo Religioso: Uma Chaga que Precisa Ser Erradicada!
Com profunda tristeza e indignação, o Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CESEEP) repudia o terrível assassinato de Maria Bernadete Pacífico, ilustre líder do Quilombo Pitanga dos Palmares e ex-secretária de Promoção da Igualdade Racial de Simões Filho (BA).
Ato brutal, que ressalta a triste realidade do racismo religioso que continua a ceifar vidas em nosso país.
A vida de Mãe Bernadete foi dedicada à luta por igualdade racial, justiça social e liberdade de crença religiosa.
Seu compromisso incansável com a promoção do respeito mútuo e da convivência harmoniosa entre diferentes comunidades é um legado que jamais será esquecido
É alarmante e inaceitável que, em pleno século XXI, ainda testemunhemos atrocidades como essa, onde a intolerância e o ódio resultam em violência e morte.
Repudiamos de maneira veemente qualquer forma de discriminação, perseguição e violência contra líderes e membros de comunidades negras, religiosas e quilombolas.
A justiça deve ser imediatamente buscada e aplicada neste caso.
Instamos as autoridades a tomarem medidas efetivas para proteger e preservar as lideranças quilombolas, indígenas e afro-religiosas, assim como todas as comunidades, que enfrentam ameaças às suas vidas e territórios.
A morte de Maria Bernadete Pacífico é um triste lembrete de que ainda temos muito trabalho a fazer para erradicar o racismo, a intolerância religiosa e todas as formas de discriminação de nossa sociedade.
Precisamos unir nossas vozes em solidariedade, empatia e ação para garantir que nenhuma vida seja perdida devido a preconceitos e ódio.
Nossa solidariedade e nossas condolências estendem-se aos familiares, amigos e à comunidade do Quilombo Pitanga dos Palmares neste momento de profunda dor e luto.
Maria Bernadete Pacífico permanecerá como exemplo e inspiração para todos nós.
Reafirmamos nosso compromisso contínuo com a construção de um Brasil mais inclusivo, respeitoso e justo para todos e por um mundo sem racismo, sem ódio e com justiça para Maria Bernadete Pacífico!
Equipe Executiva do CESEEP
Memória à Maria Bernadete Pacífico do Curso Latino-Americano de Formação Pastoral 2023