Vá em busca do seu povo.
Ame-o;
Aprenda com ele;
Planeje com ele;
Sirva-o;
Comece com aquilo que ele sabe,
Construa sobre aquilo que ele tem.
(Kwame N’ Krumah)
Rigor e afeto. Elementos fundamentais para tornar um trabalho consistente, crítico e criativo. Num tempo sombrio que separa as pessoas e tira do contato humano o afeto e o respeito, o ‘Centro ecumênico de serviços à evangelização e educação popular’ (CESEEP) se faz presença. Uma presença que persevera. São ‘40 anos’ de uma trajetória que contribui para a construção de uma educação popular e reeducação dos processos pedagógicos com o foco na vida e nas comunidades humanas, por uma prática transformadora. Importante lembrar que as redefinições conceituais e de método de ação não se operam ao acaso. São mudanças socialmente condicionadas, pois um projeto educativo necessita contemplar, cada vez mais, novas questões, novos problemas, novos silêncios.
O Centro de Estudos de História da Igreja na América Latina (Cehila-Brasil) comunga do mesmo ideal. Expressa sua solidariedade a esse “Grupo Perseverança” pela coragem, pelos projetos e testemunhos neste ‘40 anos’ de trabalho e dedicação. Esses tempos não podem ser esquecidos, pois foram sensíveis aos sujeitos populares, à sua presença e seus saberes e propostas de sociedade, a seus valores e à sua cultura.
Ao CESEEP nosso respeito, pois o trabalho desenvolvido se tornou referência intelectual e humana, rumo a uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária. Que esses ‘40 anos’ guardem outros pousos para desdobrar novos começos!
Mauro Passos
Presidente do Cehila-Brasil