Com este tema, Romi Bencke (CONIC) e Bianca Daebs (CESE), trouxeram ao Curso de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso (CESEEP), um pouco da história do Movimento ecumênico, que inclui o objetivo do nascimento do ecumenismo: unir as igrejas na luta pela paz em tempos de guerras.
A partilha da experiência do CONIC e da CESEE, neste curso, é fundamental para compreender o papel das Igrejas e das instituições ecumênicas na tarefa de articular ações em torno da defesa de direitos de pessoas e de grupos, mas especialmente em favor da paz entre os povos.
Entrou também no debate com os grupos, a importância do respeito às religiões não cristãs e a defesa de seu direito de viver e expressar a espiritualidade de acordo com sua crença, sua cultura, especialmente aquelas que sofrem preconceito e são vítimas de discriminação e violência, como as religiões de matriz africana, no Brasil.
O curso, que teve início no dia 01/07 e seu encerramento se dará no dia 16/07 e tem a participação de pessoas do Brasil, de Cuba e da Venezuela.
Neste ano, o curso está sendo coordenado pelo Pe. José Oscar, com apoio de uma equipe ampliada que realiza os momentos de mística e de intervenção cultural (Maria de Jesus e Sergio Calixto), o acompanhamento metodológico (Lurdinha), e o cuidado com plataforma de transmissão virtual do curso (Betania e Juan).