C E S E E P
S A Ú D A E P A R A B E N I Z A
Dom Geraldo de Paula Souza
AMIGO e sempre fiel às causas do REINO
VOLUNTÁRIO do Curso de Verão – comprometido com as causas SOCIAIS
ESCOLHIDO para o EPISCOPADO para a luta em favor da VIDA
“Como aquele que serve” (Lc 22,27)
Com este lema, o Monsenhor Geraldo de Paula Souza, recebe a imposição de mãos em sua ordenação episcopal, no dia 20 de dezembro de 2022, no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida-SP.
O Missionário Redentorista foi escolhido pelo Papa Francisco para ser Bispo auxiliar da Arquidiocese de Niterói (RJ) e teve como Bispo ordenante Dom José Francisco Rezende Dias, Arcebispo de Niterói (RJ) e como co-ordenantes Dom José Luís Majella Delgado, C.Ss.R., Arcebispo de Pouso Alegre (MG) e Dom Rogério Augusto das Neves, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo (SP).
A nomeação atendeu à solicitação do Arcebispo Dom José Francisco Resende Dias, de poder contar com a colaboração de um auxiliar.
O Missionário Redentorista Pe. Geraldo, é o sexto bispo da Província Redentorista de São Paulo e o 55º a ser sagrado bispo na congregação redentorista.
Dom Geraldo de Paula Souza nasceu no dia 1 de novembro de 1961, em Assaí (PR), filho de Vicente de Paula Souza e Terezinha de Jesus Souza. Anos depois sua família passou a residir na cidade de Aparecida (SP).
Ele entrou para o Seminário Santa Teresinha em Tietê (SP) a 11 de fevereiro de 1981, para a primeira fase dos estudos seminarísticos. Sua Profissão Perpétua na Congregação Redentorista se deu a 19 de janeiro de 1989, no Seminário Santo Afonso, em Aparecida.
Recebeu o Diaconato a 19 de agosto de 1990, no Jardim Oratório, em Mauá (SP), pela imposição das mãos de Dom Cláudio Hummes, então Bispo de Santo André (SP). Foi ordenado Sacerdote a 29 de agosto de 1992, no Santuário Nacional, em Aparecida, pela imposição das mãos de Dom José Carlos de Oliveira, então Bispo de Rubiataba-Mozarlândia (GO). Boa parte de seu ministério sacerdotal foi dedicada à formação dos futuros missionários redentoristas no Brasil e no mundo.
Em 2019, passou a residir na Comunidade redentorista do Jardim Paulistano, atuando como pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro,
Dom Geraldo tem grande habilitação na área de formação seminarística, tem livro publicado pela Editora Santuário, sendo conhecido pela sua bondade para com as pessoas, pela sua calma e pelo jeito caridoso com que trata a todos indistintamente.
Dom Geraldo participou por 25 anos do curso de Verão, do CESEEP. Foi voluntário do curso como monitor e como membro da equipe de Liturgia.
A ele nossa gratidão imensa pelos anos de serviços à formação ecumênica e popular feita em mutirão e nossos votos de uma caminhada comprometida com o evangelho, cuidando especialmente dos empobrecidos do mundo.
Deus o abençoe e guie em sua nova jornada!