Um passarinho, uma flor e um caju. Nas imagens de pessoas, olhos grandes e expressivos como marca de seus traços na tela, com capacidade de prender o olhar e até a respiração de quem vê cada obra de arte. A tela como forma de comunicação de uma alma leve, generosa e cheia de amor.
A voz baixa, o olhar sereno e os passos tranquilos pelos corredores da PUC sempre foram inconfundíveis. O sorriso meigo trazia a luz presente em sua alma e que nela não cabia, então era preciso partilhar.
Adélia de Carvalho deixa em nós todas e todos que com ela convivemos, a dor da partida, mas também a alegria pela dádiva da convivência.
Ela fica entre nós, pela lembrança de sua pessoa, sempre suave e amorosa e pela vasta obra de arte que deixa como legado.
Os cartões de Natal do CESEEP, sempre tiveram sua arte como ilustração e inspiração e, no Curso de Verão, deixou nesses anos todos a beleza de cada quadro ou painel, como produção individual ou coletiva.
Registre-se aqui a GRATIDÃO imensa por toda a sua generosa contribuição ao Curso de Verão e a cada uma e cada um que com ela conviveu.
Deus a acolha em sua glória!
Adélia de Carvalho era missionária salesiana e também artista plástica.
Definia-se como Artista da Caminhada e compunha o Grupo MARCA – Movimento dos artistas da caminhada, junto a tantxs outrxs, com diferentes expressões artísticas, sempre na luta pela justiça e construção de um mundo melhor.
De forma leve e sempre com arte, foi também animadora das CEBs – Comunidades Eclesiais de Base e do CEBI – Centro de Estudos Bíblicos.
Fez parte da CEHILA-Brasil e foi voluntária do Curso de Verão – CESEEP, por muitos anos, onde, além de monitora, foi autora de vários painéis temáticos do curso.