O Curso de Verão online 2021, com o tema Ética e participação popular na política a serviço do bem comum, trouxe um teólogo e uma jornalista para tratar sobre um tema importante, urgente e necessário para a militância social e pastoral: a forte imbricação entre religião e política.
Claudio de Oliveira Ribeiro tratou sobre O desafio do pluralismo religioso para a política no Brasil de hoje e Magali Cunha do Nascimento, sobre Fundamentalismos político-religiosos, crise na democracia e direitos humanos.
Ambos iniciaram a fala dizendo que estes temas não são novos: pluralismo religioso e fundamentalismos político-religiosos sempre estiveram presentes na história político-religiosa do Brasil. Os aspectos negativos dessa relação se agravam com o aperfeiçoamento do uso das mídias por aqueles que estão no poder, notadamente, os mais conservadores, tanto políticos como religiosos.
Grandes desafios se colocam à frente da militância social e pastoral para mudar este cenário, considerando o quadro político-religioso atual no Brasil.
Mas há esperança e é preciso encontrar caminhos para a superação dessa realidade.
Um dos caminhos possíveis é a formação: é necessário conhecer a realidade, aprofundar o conhecimento sobre estes temas que chega ao cotidiano de cada pessoa. Outro caminho é o retorno às bases (comunidades, grupos, movimentos…) para compreender o que está acontecendo e pensar junto em saídas – sem preconceito e com disposição para aprender e reconstruir a partir da escuta.