O Curso Latino-americano de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso 2021 teve, nestes últimos 4 dias (8 a 12, uma profunda reflexão acerca dos temas trazidos pela assessoria sobre o cuidado com a saúde nas religiões indígenas e de matriz africana.
No dia 08/07, a Profª Graciela Chamorro falou sobre o cuidado com a saúde dos povos originários a partir do conhecimento e práticas dos ancestrais.
No dia 09/07, a Profª Isabel Dessana, tratou sobre os povos originários e sua luta, em defesa dos territórios. No mesmo dia ela coordenou a mesa de debate que teve por tema O conhecimento com as práticas ancestrais e a cura nos povos originários. Fizeram parte da Mesa: Vanda O. Witoto, Iran Xukuru, Raquel Jarquin Rivas e Nazaré Sousa de Amaral.
No dia 10/07, foi a vez do prof. Ruy Póvoas falar sobre as Tradições de Matriz Africana: conceitos; riqueza das sabedorias ancestrais na busca da saúde, convivência e respeito nas Casas/Terreiros. No dia 11/07 ele coordenou a mesa de debate com partilha de três tradições de matriz africana, com rico debate sobre o Conhecimento com as práticas ancestrais (ervas e o cuidado com saúde das pessoas) e vivência nas Casas/Terreiros. Estiveram presentes nesse dia Luciano de Oliveira Costa – Babalorixá do Ilê Axé Ijexá Omi T’Odé, Neide de Oliveira Silva – Yalorixá de Ketu e Onontochê Sandra de Xadantã – Tambor de Mina.
Todos os temas foram bem avaliados pelxs participantes, que muito elogiaram tanto a exposição com ricos conhecimentos, quanto as práticas apresentadas nas Mesas de debate e, especialmente, a possibilidade de reflexão feita nas Rodas de Conversa a partir desses temas.
Acompanhou cada dia do curso a mística relacionada ao tema e intervenção artística temática.