Com olhos vendados, Sergio e Maria de Jesus nos provocaram a pensar no incômodo de não poder ver, mas também sobre o que vemos e o que não queremos ver. Com este momento místico tivemos mais um profícuo encontro do Curso Latino-americano de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso, que teve início no dia 01/07 e termina no dia 16/07/22.
Na noite de 15/07, mais do que falar sobre as guerras e seu impacto na vida das pessoas, a convidada e o convidado de Prudentópolis, puderam falar de seu conhecimento sobre a situação dos/as ucranianos/as nesta guerra provocada pela Rússia e de sua experiência de acolhimento dos refugiados/as de guerra na cidade de Prudentópolis, situada no Estado do Paraná.
O acolhimento das pessoas que chegam da Ucrânia é assumido pela cidade, com forte tradição ucraniana. Mas no encontro de hoje, destacamos os depoimentos trazidos pela Profa. Maria Inêz Antônio Skavronski, da Igreja Greco-católica ucraniana do rito bizantino, e do Pastor Vitalii Arshulik, da Primeira Igreja Batista de Prudentópolis-PR.
Tivemos também a participação do Pe. Paolo Parisi, que falou sobre o acolhimento de refugiados de diversos países, inclusive da Ucrânia, feito pela Missão Paz (São Paulo-SP), que tem longa história na área das migrações. Paolo destacou que “os/as migrantes nos ajudam a (re)descobrir o rosto de Deus, que não está preso nas instituições, mas naqueles/as que precisam de acolhida”. Gratidão pela parceria do Pe. Paolo e da Missão Paz nas atividades de formação do CESEEP.
Em nome do CESEEP, que oferece o curso, o Pe. José Oscar Beozzo finalizou o encontro convidando a todos/as para um momento de oração e de bênção, conduzido pelo Pastor Vitalli e pela Profa. Maria Inez, a quem agradecemos imensamente pela colaboração no curso e pelos testemunhos de seu trabalho em favor do acolhimento em tempo de guerras.