Curso para Bispos Notícias

Encontro Latino-americano de Estudos: Curso para Bispos 2021

O ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE ESTUDOS: CURSO PARA BISPOS, realizado de 15 a 20 de novembro de 2021, trouxe Fernando Altemeyer Junior para assessoria, abrindo o momento de estudos e debates do curso com uma análise da conjuntura social e eclesial na América Latina e no Caribe, com provocações importantes para os 30 bispos (católicos e evangélicos), padres e pastores presentes.

Pela segunda vez consecutiva, o curso foi realizado no formato online, em virtude das medidas de segurança pela pandemia COVID-19. A coordenação do curso é feita pelos bispos, de forma colegiada e o CESEEP dá apoio na organização e assessoria.

O curso ofereceu espaço para o debate sobre vários temas urgentes para o público presente:

  1. O tema bíblico neste ano foi Sapienciais: pedagogia do discernimento do cotidiano, com assessoria de Sandro Gallazzi.
  2. A Sinodalidade para uma Igreja dinâmica e participativa do Povo de Deus na vida diocesana: Assembleia Eclesiástica Latino Americana e Caribenha, com a assessoria do Pe. Alfredo Ferro SJ.
  3. Fratelli Tutti no contexto das tensões internacionais e da anterior Doutrina Social da Igreja. Inovações e continuidade no horizonte do Diálogo Inter-religioso, com assessoria do Pe. José Oscar Beozzo
  4. Pacto pela vida e pelo Brasil, com a assessoria de Paulo Vannuchi.

Cabe destaque para a apresentação sobre a Perspectiva para uma sociedade pós-pandemia, com o histórico cientifico e político no país na prevenção e tratamento as pessoas infectadas pelo vírus COVID-19. A assessora Drª Margareth Dalcolmo, da Fiocruz, trouxe importante  contribuição ao esclarecer fatos e oferecer dados sobre a pandemia, além de questões  para a volta à “normalidade” pós pandemia.

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Isto pode te interssar...

Notícias

Informativo do Curso de Verão 2014

Clique aqui para fazer o download do informativo do Curso de Verão 2014.    
Notícias

CURSO DE ECUMENISMO

DATA: 13 a 27 de julho de 2014 APRESENTAÇÃO Aspecto preocupante da atualidade são formas estruturais de violência atreladas a