Para o biblista Rafael Rodrigues da Silva, presente no CURSO LATINO Americano de formação Pastoral 2022, “a compaixão (ou misericórdia) permeia a fé do povo e a teologia bíblica, pois a compaixão de Deus tem traços da emoção humana’.
Com profunda reflexão sobre a compaixão na bíblia, ele expande o olhar para a teologia da Compaixão em textos presentes no Torá e na Bíblia – especialmente nos Profetas e no livro da Sabedoria. Traz também a compaixão de Deus na prática de Jesus relatada no novo testamento, com destaque para a teologia da ternura e misericórdia de Deus nas Primeiras Comunidades Cristãs. Do novo testamento, trouxe a presença da mulher discípula, descortinando as mulheres escondidas em outras narrativas. Mulheres que tinham iniciativas de ternura e de compaixão para com as pessoas da comunidade.
Cada grupo refletiu sobre o conteúdo de sua exposição, trazendo para o dia a dia das comunidades e movimentos sociais, os sinais da compaixão, independente da religião que professa.
O texto que apresentou para leitura prévia aos encontros, termina com uma afirmação terna, mas imbuída da força daqueles/as que exercem a compaixão e assumem o cuidado como sinal de sua presença no mundo.
“A prática da misericórdia, da compaixão, da ternura e do amor fraterno nas comunidades apontam para o projeto de uma igreja que acontece na casa. A compaixão e a ternura apontam para um projeto de uma igreja que promove uma comunhão de solidariedade de irmãos, irmãs, colaboradores e colaboradoras para uma vida melhor para todas as gentes…”.
Em consonância com o texto de Rafael Rodrigues, Maria de Jesus trouxe a canção Mulher Revolução, de autoria de Cecília Domezzi, também artista da Caminhada, reafirmando que a mulher traz no ventre a nossa libertação. Esta canção provocou emoção e fez com que as mulheres do grupo, em especial a Normita (Norma Soledad Quito Monroy), de Ecuador, se sentisse chamada à conversão para estar com os pobres, com aqueles que Jesus escolheu, e que se sentisse “em casa”, tanto em relação ao tema, quanto à chamada pelo nome, de cada mulher do grupo, pela Maria de Jesus.
Gratidão eterna ao Rafael por mais esta generosa contribuição ao CESEEP em sua jornada de formação ecumênica e popular para a América Latina, no Caribe e na África.
O curso, oferecido pelo CESEEP – Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular e é coordenado pelo Prof. Cremildo Volanin, teve início no dia 01/08 e tem término previsto para o dia 05/09/22. Tem como tema central CUIDAR, CONSOLAR E RESISTIR EM MEIO À PANDEMIA: DESAFIO PARA AS IGREJAS E MOVIMENTOS SOCIAIS.