O Encontro Anual dos Amigos da Escola Nacional Paulo Freire foi realizado no dia 02/12/23 e teve a participação de Nilda de Assis, em nome do CESEEP.
O objetivo do encontro foi aprofundar a relação entre educação popular e trabalho de base e os desafios de sua construção no atual momento histórico. Como nos ensina Paulo Freire, escola é o lugar onde se faz amigos! Não se trata só de prédios, programas, horários e conceitos. Uma Escola Viva é uma Escola da comunidade!
Foi um encontro de parceiros e parceiras amigas da Escola Nacional Paulo Freire e teve como debatedora, Luiza Troccoli, da coordenação pedagógica de ENPF, que apresentou um resumo das atividades da Escola e das parcerias com a comunidade local, junto às agentes de saúde e da educação da região. Pedro Pontual, da Secretaria Executiva da Casa Civil, apresentou um balanço do governo federal atual, afirmando que a realidade extremista ainda está presente e que temos muito a fazer pela sociedade. Cuba trouxe a importante participação de Marilín Peña, do Centro Memorial “Martin Luther King. Que falou sobre a falta da Educação Popular para se chegar aos corações das pessoas, especialmente quanto à realidade de opressão que sofrem. Perguntas como: Onde deve-se melhorar o trabalho de base?
Ao final do encontro, que trouxe muitas provocações, houve festa, com uma Roda de Samba.