O CESEEP esteve presente na Assembleia Nacional do Movimento Nacional Fé e Política (MNFP), realizada de 06 a 08 de dezembro de 2024, em Brasília-DF.
Com muita alegria e espírito de fraternidade, a Assembleia foi marcada por momentos de reflexão, planejamento e fortalecimento da caminhada coletiva, quando estiveram presentes lideranças de comunidades e de movimentos populares e representantes de entidades parceiras do movimento, envolvidas com a formação política nas diferentes regiões do país. Entre os participantes estava Marco Aurélio de Souza, representando o Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular – CESEEP.
A Assembleia teve início com uma dinâmica de integração que ajudou a sensibilizar os participantes, promovendo a escuta, o acolhimento e o reconhecimento mútuo. Essa experiência gerou um ambiente de confiança e partilha, permitindo que sentimentos de união e esperança iluminassem as discussões e decisões ao longo do encontro.
Entre os temas debatidos, destacou-se a importância da reestruturação pela qual o movimento está passando. Um marco significativo desse processo foi a criação do CNPJ próprio do MNFP, que permitirá sua maior autonomia e organização.
Além disso, as comissões do movimento estão sendo renovadas, trazendo novos horizontes para o trabalho em rede e a continuidade de sua missão.
Duas prioridades fundamentais foram reafirmadas: Comunicação e Juventudes. Investir em uma comunicação eficiente fortalece a articulação interna e a visibilidade externa do movimento, enquanto o protagonismo juvenil é essencial para garantir a renovação e o dinamismo do MNFP.
Como estratégias de fortalecimento, foi ressaltado o apoio às Escolas de Formação e aos grupos de base, pilares essenciais para a construção de lideranças comprometidas com os valores do movimento e para a articulação em nível local e regional.
A Assembleia reafirmou o compromisso de caminhar juntos na construção de um mundo mais justo e solidário, mantendo viva a fé que impulsiona a ação política. Esse momento de partilha e planejamento fortaleceu ainda mais o MNFP para os desafios futuros.