Com o tema Arte e vida: resistência na América Latina e no Caribe, teve início, no dia 13/09/21, o curso Arte e Educação Popular, já realizado presencialmente, no Curso de Verão 2009. O curso se encerra no dia 09/10/21.
No primeiro dia, Nilda de Assis Candido (coordenadora do curso) recebeu as/os 35 participantes, vindos de 10 países da América Latina e do Caribe (Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Cuba, Equador, México, Panamá, Peru e República Dominicana).
Regis Regis do Nascimento e Laudeci Silva brindaram o grupo com música e poesia e a mística inicial ficou por conta do grupo de Cuba. Pe. José Oscar Beozzo (coordenador geral do CESEEP) apresentou a trajetória do CESEEP, desde a sua criação até o momento atual.
Lurdinha Paschoaletto (coordenadora pedagógica do CESEEP) apresentou Paulo Freire e falou sobre a comemoração de seu centenário, neste mês de setembro, em toda a América Latina e Caribe e trouxe os principais elementos dos Círculos de Cultura.
No segundo dia (15/09/21), a mística inicial trouxe a música Cálice (de Chico Buarque e Gilberto Gil) e a Poesia O bicho, de Manuel Bandeira, com a reflexão sobre a a possibilidade de resistir, pela arte.
Lurdinha falou sobre Partilha de práticas e Sistematização como elementos constitutivos da Educação Popular e, após trabalho em grupos fez a devolutiva das práticas recolhidas das/dos participantes – como preparação ao curso.