O dia 11 de dezembro de 2022, foi um dia especial para o CESEEP, quando o seu coordenador geral – Padre José Oscar Beozzo – esteve no altar da Celebração, junto com o Padre Júlio Lancellotti, na Capela São Judas, da Faculdade São Judas (São Paulo-SP). Estiveram presentes, em nome da equipe executiva, Marco Aurélio de Souza e Juan Maria Lopes.
Em saudação recíproca, Pe. Beozzo e Pe. Júlio, disseram ser uma honra estarem juntos para a Celebração do terceiro domingo do Advento na liturgia Católica.
Nesta celebração, esteve presente também um grupo da cidade de Jacareí-SP, o Pe. Paulo, da Congregação do Verbo Divino, da Arquidiocese de Vitória-ES, além do Pastor Luiz Eduardo, da Igreja Metodista e de outros religiosos.
Na oportunidade, Pe. Júlio informou que nesta semana lhe seria entregue, no Congresso Nacional, a ORDEM DO MÉRITO LEGISLATIVO. Como não pode estar presente, ele a receberá em breve.
Partilhou também que no dia 12/11/22, receberá a medalha FREI TITO DE ALENCAR, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, onde, a seu pedido, será representado por um Pastor, seu amigo de caminhada, devido impossibilidade de estar presente.
Padre Júlio disse que no dia 10/11/22 recebeu um prêmio da UBE – União Brasileira dos Escritores do Rio de Janeiro e que agora, de forma surpreendente, receberá o prêmio da UBE – União Brasileira dos Escritores de São Paulo, das mãos do Presidente da UBE – Ricardo Ramos Filho – o prêmio INTELECTUAL DO ANO, recebendo o troféu JUCA PATO 2022, que é outorgado a escritores, intelectuais, professores, que tenham defendido, no ano, as liberdades democráticas. O Presidente da UBE leu uma mensagem, transcrita abaixo.
Ao final da Celebração, o Pe. Júlio recebeu a MEDALHA DE MÉRITO LEGISLATIVO DE DIREITOS HUMANOS, concedida pela Câmara Municipal de Diadema-SP.
Este foi um momento muito especial para o CESEEP, por poder celebrarem junto com um profeta que se posiciona e trabalha ao lado dos abandonados/as do mundo e preferidos/as de Deus. O CESEEP entende que é sua missão aplaudir e estar junto com as pessoas e instituições que abrem trincheiras para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, respeitando e defendendo os Direitos Humanos e a Casa Comum.
Parabéns ao Pe. Júlio pelo trabalho profético que realiza! Deus o ilumine e proteja!
Abraço carinhoso de toda a equipe do CESEEP e de todas as pessoas voluntárias que trabalham com o CESEEP pela mesma causa!
MENSAGEM LIDA NA MISSA PELO PRESENTE DA UBE – UNIÃO BRASILEIRA DOS ESCRITORES:
“Nós estamos muito felizes hoje. Sabemos o quanto é difícil estar do lado certo da história.
Olhando aqui e agora para a cruz nessa Missa de domingo, recordamos a luta dEle que morreu torturado nela para nos salvar. Tanto quanto o Padre Júlio, Ele também se posicionou ao lado dos pobres, desvalidos, menos favorecidos pela sorte.
A luta cotidiana do Padre Júlio é difícil e perigosa, ele tem críticos ferrenhos.
Gente que acha correto comer carne banhada a ouro, ostentar vaidades, fazer pouco dos que quase nada possuem. Nós estamos aqui ao lado dele, solidários, unidos neste combate que é pelo bem.
Ao receber o prêmio INTELECTUAL DO ANO, Padre Júlio mostra a força do pensamento que é verdadeiramente humano com a votação expressiva tida e é sempre bom respeitar os votos, nada mais democrático, nos traz a esperança de mundo melhor, de uma nação mais fraterna, mesma esperança vivida de uma outra eleição recente.
O Brasil tende a se recuperar de um tempo muito difícil. O amor vingará com todos os significados que a palavra vingar possa ter.
O amor irá vingar. Viva o JUCA PATO, viva o padre Júlio Lancellotti”.