Por Lizandra Carpes
A turma do Curso de Ecumenismo 2016 do Ceseep teve a oportunidade de visitar três instituições religiosas no último final de semana. No sábado, 2, foi momento de conhecer o Centro Cultural Brasil Turquia (CCBT), apresentada pelo Diretor Fatih Ugur Ozorpak. O grupo assistiu à apresentações que falavam sobre a cultura islâmica com o privilégio de participar do “Jantar de Iftar do Ramadan”, um dos momentos mais importantes da cultura islâmica. Ao final do encontro os participantes receberam publicações do CCBT, entre elas o Alcorão. “Com certeza essa experiência está sendo muito importante para a minha vida. São momentos a partilhar”, reflete Marisa Motta Zimermann, representante do Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos (CEBI) de Dourados/MS.
Já no domingo, 3, pela manhã o Ceseep organizou uma visita à Igreja Anglicana. O grupo participou do culto dominical ceando com a comunidade com uma calorosa acolhida encerrada com um almoço. O Bispo Anglicano, Dom Flávio Irala, agradeceu a presença do Ceseep e ressaltou a importância da convivência e do diálogo vividos naquele momento. Para Sonia Regina Nunes, representante de religião de Matriz Africana, de Diadema (SP), estes são momentos de partilha, troca de saberes e estudos. “Nos emocionamos com clareza humana, divindade por parte de fé, amor e esperança”, reforça.
Ainda no domingo, a Igreja Metodista também estava na programação do grupo. A equipe participou da ceia, sempre realizada no primeiro domingo de cada mês e recebeu de presente algumas publicações metodistas, entre elas um CD do “Conjunto Masculino Wesleyano da Igreja Metodista no Ipiranga – Ser-me-eis Testemunhas”. Este grupo completa 50 anos de história, com o CD acompanha o encarte que conta a trajetória do conjunto.
A música e a acolhida foram o destaque do encontro. O Reverendo Nadir Carvalho recepcionou o grupo dando boas vindas nas portas da Igreja e o Reverendo Cláudio Ribeiro traz a reflexão do “Bom Samaritano” e convida os presentes a ressaltar a última frase: Vá e faça a mesma coisa. “A experiência está sendo maravilhosa, nos chama a atenção sobre nossas tradições e emoções recordando o mundo que temos em comum”, enfatiza Ruth M. Trueba Castro, de Havana, representante do Conselho de Igrejas de Cuba. Para ela este tempo alimenta a esperança da unidade o encontro das culturas, o intercâmbio da vida e a alegria de um mesmo espírito.