O dia 29 de agosto foi um dia especial para o Curso Latino Americano de Formação Pastoral (CESEEP).
Em seu 13º encontro formativo, o curso trouxe dois olhares sobre o tema Desafios frente às medidas de isolamento social, em tempos de pandemia e pós pandemia.
O Pe. Raul Martínez Arreortua, católico, da Diocese de Valle de Chalco, Estado do México, falou sobre os desafios para as pastorais na Igreja Católica e a Pra. Mara Sandra Parlow, da IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, falou sobre os desafios para as Igrejas evangélicas.
Um dos principais destaques foi a necessidade e urgência de recuperar a dimensão social do evangelho e que, mais importante do que falar sobre cuidado e acolhimento, é a vivência do cuidado e do acolhimento neste período tão conturbado e onde, uma vez mais, as pessoas empobrecidas e vulnerabilizadas são as mais afetadas pela pandemia.
Outro destaque foi a necessidade de se comunicar de modo virtual, com todas as dificuldades que isso traz, visto que o cuidado e o acolhimento pressupõem o encontro, a partilha, o toque, o abraço…
A comunhão tem sentido quando o vivida na partilha e esta pode ser observada por muitas igrejas cristãs, mas ficou o alerta para o focar olhar para fora da Igreja, para o lugar onde estão as e os sofredorxs que precisam de nós.
O curso, oferecido pelo CESEEP – Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular e é coordenado pelo Prof. Cremildo Volanin, teve início no dia 01/08 e tem término previsto para o dia 05/09/22. Tem como tema central CUIDAR, CONSOLAR E RESISTIR EM MEIO À PANDEMIA: DESAFIO PARA AS IGREJAS E MOVIMENTOS SOCIAIS.